No próximo domingo, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados. O Instituto Rio21 analisou dados do Google Trends, mais especificamente para as buscas no estado do Rio de Janeiro, mapeando os temas relacionados ao Dia dos Namorados que a população fluminense mais tem procurado nas últimas 4 semanas. Os dados são disponibilizados em escala relativa – isto é, o termo mais buscado pontua 100 e as demais frequências são apresentadas em relação a esse pico.
Veja como se comportou a busca pelos termos “Presente”, “Namorado”, “Namorada” e “Dia dos Namorados” nas últimas semanas:
No início de maio, as pesquisas relacionadas à data estavam em níveis relativamente estáveis e bem mais baixos que os atuais em alguns casos. As pesquisas relacionadas ao Dia dos Namorados vêm crescendo, em especial, desde o dia 29 de maio, e tiveram pico no dia 6 de junho, quando termina a série histórica disponibilizada pelo site.
Nas pesquisas de temas relacionadas à data, o Google Trends mapeia as seguintes buscas:
As expressões pesquisadas são muito variadas, mas estão relacionadas principalmente a presentes para os parceiros ou a buscas sobre a data em si. Note a procura por presentes bem específicos como “cesta” ou “kit” de dia dos namorados.
O site também registra as buscas que aumentaram consideravelmente no último mês:
Aumentaram em 200% as buscas por lugares para jantar ou para visitar na data. Outro fato muito interessante é que a procura que mais registrou aumento percentual foi “flork dia dos namorados”. Florks são desenhos de traços muito simples que viralizaram recentemente na internet e já são itens de capas de celulares, figurinhas de WhatsApp e até desenhos em bolos – os famosos “Bentô cakes”.
A procura online por termos relacionados ao Dia dos Namorados teve crescimento percentual bastante significativo nas últimas 4 semanas, em especial a partir do dia 29 do último mês. Outro dado interessante é que as buscas estão relacionadas, de forma geral, a presentes e à data em que é comemorado o Dia dos Namorados, mas buscas mais específicas também apresentaram crescimento expressivo.