Busto de 45kg de Nelson Rodrigues é roubado do túmulo no Cemitério São João Batista

A peça de bronze desapareceu na madrugada de sexta-feira (19/01) para sábado (20/01); O escritor morreu em 1980 e foi sepultado no cemitério em questão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mais um ato de vandalismo chocou os frequentadores do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O emblemático busto do renomado cronista e dramaturgo Nelson Rodrigues, de aproximadamente 45kg, foi roubado na noite da última sexta-feira (19/01).

O espaço, conhecido por abrigar os restos mortais de diversas personalidades da sociedade brasileira, tornou-se alvo frequente de furtos, principalmente quando se trata de materiais que possuem valor comercial, como ferro, aço, bronze, cobre e alumínio.

Ao DIÁRIO DO RIO, o restaurador Marconi Andrade, criador do grupo S.O.S Patrimônio, ressaltou que este não é um incidente isolado e alertou para a recorrência de atos de vandalismo em túmulos de personalidades conhecidas, destacando a necessidade de medidas mais efetivas para a proteção desses símbolos culturais.

Já a RioPax, concessionária responsável pela administração do Cemitério São João Batista, ainda não se manifestou sobre o caso. E a Polícia Militar afirmou que não houve acionamento para o crime e que o policiamento foi reforçado na área.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Em novembro de 2023, uma estátua de bronze de 1,60 metro foi furtada do mausoléu do escritor e médico Cláudio de Souza.

Biografia Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um renomado cronista, dramaturgo e jornalista brasileiro, conhecido por sua contribuição significativa para a literatura e cultura do país e foi membro de uma família influente na imprensa carioca. Ele era natural de Recife e mudou-se para o Rio de Janeiro no ano de 1916.

Iniciou sua carreira como repórter policial e ganhou destaque pelo estilo provocativo e inovador de suas crônicas, marcadas por observações intensas sobre a sociedade e pela abordagem única que explorava aspectos controversos e tabus. Seu trabalho no jornal “A Manhã” e posteriormente no “O Globo” consolidou sua reputação como um dos mais importantes cronistas brasileiros.

E além de suas contribuições jornalísticas, destacou-se como dramaturgo, produzindo peças teatrais que frequentemente exploravam temas complexos da psique humana. O reconhecimento internacional de seu talento veio com obras como “Vestido de Noiva” e “Álbum de Família”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Busto de 45kg de Nelson Rodrigues é roubado do túmulo no Cemitério São João Batista

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Busto de 45kg de Nelson Rodrigues é roubado do túmulo no Cemitério São João Batista
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Estão roubando tudo, destruindo tudo: roubaram a placa-cartela de bronze grande e belíssima do monumento a Marechal Floriano, na Cinelândia, de 1910; roubaram placas de ferro fundido e bronze de um monumento histórico de São Cristóvão, etc. etc. etc… Viramos este Lixo de cidade e país!.
    Isto tudo é um sintoma da educação esquerdista/comunista nas escolas e universidades públicas: eles propagam que é legal é correto roubar celular, saquear e destruir monumentos (os comunistas tacaram fogo no monumento a Pedro Álvares Cabral, na Glória, em 2021: e não aconteceu NADA!). E a Justiça dá todas as garantias que NADA irá acontecer com esses bandidos, essa gentalha!.
    O Rio virou um LIXO!.
    O Brasil virou um LIXO!.
    Quem puder vai embora dessa porcaria: cidades cheias de favelas, do tráfico livre, do arrastão e da zona total!. É de dar nojo o que fizeram com o Rio de Janeiro: tido começou com o comunista Leonel Brizola: o tal que a filha era presa nas favelas comprando drogas!. Este sujeito entregou o Rio para os traficantes!.
    Viva o samba, a cervejinha e o Carnaval: é só isso que o Rio e o Brasil tem para oferecer atualmente!. Temos uma sociedade decadente, falida e sem valores!.
    Viramos esse LIXO!…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui