A Prefeitura de Búzios está oferecendo dois métodos de combate ao HIV: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). A primeira forma de tratamento é preventiva e está disponível na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, em Manguinhos. O PEP é recomendado apenas para urgências e é oferecido no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).
O PrEP é voltado para pessoas que estão expostas à infecção, mas que não vivem com o HIV. O tratamento consiste na ingestão de um comprimido antirretroviral diariamente. Os interessados, que devem residir em Maricá, devem seguir à policlínica já citada, de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, e procurar os responsáveis na sala 20, para solicitar a inclusão no programa.
O PEP, por sua vez, é destinado a casos de urgência, como: violência sexual, situações de sexo desprotegido ou acidentes de trabalho. O tratamento só é eficaz se realizado em até 72 horas do possível contágio.
As recomendações médicas são sempre da prática do sexo com preservativos, uma vez que os métodos as profilaxias criam barreiras contra o vírus do HIV, mas não neutralizam outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As informações são do JB.