Búzios oferece tratamentos preventivo e de urgência contra HIV

As recomendações médicas são sempre da prática do sexo com preservativos. Os tratamentos criam barreiras contra o HIV, mas não contra outras ISTs

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PREP e PEP / Reprodução

A Prefeitura de Búzios está oferecendo dois métodos de combate ao HIV: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). A primeira forma de tratamento é preventiva e está disponível na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, em Manguinhos. O PEP é recomendado apenas para urgências e é oferecido no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).

O PrEP é voltado para pessoas que estão expostas à infecção, mas que não vivem com o HIV. O tratamento consiste na ingestão de um comprimido antirretroviral diariamente. Os interessados, que devem residir em Maricá, devem seguir à policlínica já citada, de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, e procurar os responsáveis na sala 20, para solicitar a inclusão no programa.

O PEP, por sua vez, é destinado a casos de urgência, como: violência sexual, situações de sexo desprotegido ou acidentes de trabalho. O tratamento só é eficaz se realizado em até 72 horas do possível contágio.

As recomendações médicas são sempre da prática do sexo com preservativos, uma vez que os métodos as profilaxias criam barreiras contra o vírus do HIV, mas não neutralizam outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Advertisement

As informações são do JB.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Búzios oferece tratamentos preventivo e de urgência contra HIV
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui