CAC Engenharia e Prefeitura de São Gonçalo inauguram Centro de Convivência Socioambiental

Espaço contará com arte do gonçalense Marcelo Eco, um dos 10 maiores grafiteiros do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A CAC Engenharia, especializada em projetos econômicos, e a Prefeitura de São Gonçalo, vão inaugurar no domingo, dia 4, às 10h, o Centro de Convivência Socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) de Estâncias de Pendotiba, no bairro de Maria Paula. A iniciativa faz parte do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) firmado entre a CAC e a Prefeitura. Atualmente, a empresa está construindo na cidade o Residencial Portinari, com 280 unidades, lazer completo e segurança.

O Centro de Convivência, com aproximadamente 200 metros quadrados, vai abrigar a administração da APA, além de oferecer apoio a atividades comunitárias e de educação ambiental. “O projeto tem como objetivo reconstruir as trilhas existentes e instalar academias ao ar livre e playground para as crianças. Isso garante a minimização dos impactos sobre o bem-estar da sociedade mediante as crescentes emergências climáticas que assolam o planeta e, consequentemente, a cidade de São Gonçalo, além de preservar a Mata Atlântica municipal”, comenta Cristiano Coluccini, CEO da CAC. Ele complementa que a iniciativa é muito importante para que a população possa explorar mais o ambiente ao ar livre, principalmente após a experiência do isolamento social. “Com isso conseguiremos atrair os moradores para que façam parte desse projeto com o plantio de árvores de forma voluntária e que servirá como um sombreamento na área aberta existente para diversas atividades futuras como piquenique, caminhadas, pedaladas e demais atividades ao ar livre”, afirma o executivo.

Para marcar a inauguração, os visitantes vão poder contemplar no local a nova arte do gonçalense Marcelo Eco, designer, ilustrador e um dos 10 maiores grafiteiros do país com painéis em países como Argentina, Itália, França, Angola e Egito. Esta será a primeira arte de Marcelo em um espaço público na cidade.

Também no domingo será lançada a segunda etapa das intervenções públicas na região. Trata-se da Área de Soltura de Animais Selvagens (ASAS), cuja obra também será feita pela CAC Engenharia. “O projeto de iniciativa da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nasce para dar conta das lacunas históricas de apreensão, aclimatação e soltura de pequenos animais selvagens na cidade. A Universidade Federal Fluminense (UFF) assumirá, através de convênio, a coordenação técnica e operacional da ASAS. Além de desenvolver pesquisas e extensão no que se refere aos aspectos relacionados ao ecossistema de Mata Atlântica da região”, explica Glaucio Teixeira Brandão, biólogo e subsecretário de Meio Ambiente.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Serviço:
Inauguração do Centro de Convivência Socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) de Estâncias de Pendotiba.
Data: 4 de outubro, domingo.
Horário: 10h.
Endereço: Rua Matildes Péres Manoel, 2 São Gonçalo.
Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CAC Engenharia e Prefeitura de São Gonçalo inauguram Centro de Convivência Socioambiental

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui