‘Caça fios’: Prefeitura inicia projeto para retirada de fiação abandonada ou mal colocada na cidade do Rio

Coordenada pela Rioluz, ação vai eliminar fios que ficam soltos, partidos e caídos no chão em virtude dos constantes furtos de cabos da rede elétrica no RJ e de fiações de telecomunicações desordenadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os fios pendurados nos postes da cidade estão com os dias contados! A Prefeitura do Rio, por meio da Rioluz, iniciou, nesta terça-feira, (25/10), o projeto Caça-Fios, uma força-tarefa para eliminar fiações que ficam soltas, partidas e caídas no chão em virtude dos constantes furtos de cabos da rede elétrica da cidade e de fiações de telecomunicações desordenadas. A primeira ação foi realizada na Rua Rodrigues de Santana, em Benfica, nas proximidades do Super Centro Carioca de Saúde.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve presente na ação e ajudou na retirada de alguns cabos. Ele ainda afirmou que os fios, espalhados pela cidade maravilhosa, são uma desordem institucionalizada de concessionárias de serviços públicos, que são empresas de telefonia e de energia, entre outras, que vão abandonando os postes da cidade e deixando os fios pendurados.

Nós vamos sair cortando, e isso também vai significar multas e autuações, até que as concessionárias tomem a vergonha de manter a cidade organizada. É inaceitável uma agressão à paisagem urbana e que coloca em risco as pessoas. Volta e meia, vemos o caso de alguém eletrocutado porque um fio estava solto na cidade. Não vamos mais permitir que isso aconteça”, conclui Eduardo Paes.

A multa para quem faz o procedimento sem autorização e abandona material degradado nesses locais é de R$ 102,14 por ocorrência.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 10 25 at 10.10.04 2 ‘Caça fios’: Prefeitura inicia projeto para retirada de fiação abandonada ou mal colocada na cidade do Rio
Foto:Divulgação

A Empresa Municipal de Iluminação vai atuar com suas sete gerências espalhadas pela cidade. Para a logística do serviço, foi preciso contratar sete caminhões cestas e um caminhão munck – destinado para recolher o montante de fios ao final do trabalho – em licitação com investimentos de pouco mais de R$ 2,5 milhões. As equipes vão percorrer as ruas para retirar essa fiação solta que atrapalha a paisagem urbana e pode oferecer riscos ao cidadão, já que alguns deles podem estar energizados.

“Nossa incumbência é arrumar esses cabos que estão soltos e sem uso nos postes da cidade, que ficam no rastro das tentativas de furto do parque de iluminação do Rio. É importante salientar que não iremos mexer nas fiações da concessionária de energia e de telecomunicações em funcionamento, apenas nas fiações que estão partidas e sem uso”, esclareceu o presidente da Rioluz, Paulo Cezar dos Santos.

A ação vai contar com o apoio das subprefeituras do Rio, que irão identificar os postes que necessitam, com urgência, desta intervenção. Durante a semana, os técnicos da Rioluz vão percorrer a cidade para realizar o trabalho. Todo material recolhido irá para o depósito da gerência de materiais em Marechal Hermes e ficará disponível por 30 dias para a empresa recolher. O material que não for recolhido será leiloado e a verba revertida para os cofres municipais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘Caça fios’: Prefeitura inicia projeto para retirada de fiação abandonada ou mal colocada na cidade do Rio
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Quero vê está operação feita pela Sub Prefeitura aqui na Rua Marques de Jacarepaguá naTaquara, nem o Terreno do Município esquina com a Rua Laura Tele eles se preocupam de fazerem uma limpeza para fazer uma Praça ou até mesmo

    Quero vê, a Subprefeita realizar está faxina na Rua Marques de Jacarepaguá, aqui na Taquara, já que nem o terreno do Município aqui na esquina com.a.Laura Teles eles limpam ou utilizam para.fazer uma Praça ou talvez uma Escola ou uma.Clinica para Família.So.acredito vendo.

  2. 1? q a multa é uma vergonha. 2? Ruas de feiras com seus feirantes clandestinos sugando energia pra fritar pastéis, torresmo, galinha e outros bichos, deixa visivel postes queimados e curtos. Fiscalização nas feiras urgente urgentíssima.

  3. Ah, tá bom… Quem é tolo de acreditar nesta esparrela? Quero ver ir no subúrbio e nas favelas e sair cortando fios de empresas não-autorizadas ou aparando fio caído… vai arrumar logo logo problemas com os “gestores locais”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui