Caça fios: Prefeitura vai cortar fiação abandonada ou mal colocada no Rio

Na próxima segunda-feira, 24/10, sete equipes estarão espalhadas pela cidade realizando o serviço. 'Já que eles não cuidam dos fios deles, vamos simplesmente cortar', afirma Eduardo Paes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na próxima segunda-feira, (24/10), a Prefeitura do Rio inicia a operação “Caça Fios”, que visa cortar as fiações abandonas ou mal colocadas por diversas concessionárias. Ao todo, sete equipes estarão pela cidade do Rio realizando o serviço.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirma que os fios pendurados, e sem utilidades, deixam a cidade horrorosa. “Já que eles não cuidam dos fios deles, vamos simplesmente cortar“, avisa Paes, na coluna de Ancelmo Gois, do Globo.

Além de deixarem a cidade com aspecto de abandono, os fios soltos podem causar acidentes, pois muitos ficam desencapados.

Segundo as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os postes pertencem às empresas distribuidoras de energia, mas parte dos espaços é compartilhada com as empresas de telecomunicações, que devem pagar uma espécie de aluguel. Porém, um levantamento realizado pela Aneel em 2019, mostra que apenas 42% das operadoras de telecomunicações que usam cabos possuíam contrato com alguma distribuidora de energia.

Advertisement

Em abril, as duas agências encerraram uma consulta pública conjunta sobre o novo regulamento de compartilhamento de postes. A proposta visa regularizar em dez anos 24% dos postes de energia em todo o país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caça fios: Prefeitura vai cortar fiação abandonada ou mal colocada no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui