A cachaça Tellura, de Campos dos Goytacazes, ganhou o prêmio ‘Revelação Spirits Selection‘ e a grande medalha de ouro do Concurso Mundial de Bruxelas 2022. O resultado foi anunciado esta semana e a Cachaça Tellura foi premiada com o rótulo Tellura Amburana, armazenado por 3 anos em tonéis de Amburana e Jequitibá.
A competição aconteceu de 20 a 24 de junho, em Guadalupe, e este ano mais de 2 mil inscrições de 60 países receberam as avaliações, feitas por um painel internacional com 120 especialistas – representando 34 nacionalidades. Os 3 principais países com o maior número de medalhas no quadro geral foram França, China e Brasil.
O concurso é um indicador das últimas tendências mundiais no mercado de bebidas destiladas e o troféu revelação é particularmente representativo. Este ano, apenas doze produtos foram selecionados entre as revelações mundiais, e além da Tellura, a cachaça Middas, do interior de São Paulo, também representou o Brasil nessa categoria.
Para Carlos Alberto Corrêa, Diretor da?Tellura, é um grande reconhecimento receber o prêmio de cachaça revelação e a grande medalha de ouro deste concurso, pela avaliação de especialistas de renome internacional. “É uma honra poder representar as cachaças do Estado do Rio com a Tellura Amburana, em meio a participantes de tantos países diferentes, promovendo a nossa expertise na destilação de cana-de-açúcar. Agradecemos o apoio e incentivo do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, ApexBrasil e do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça“, ressalta o executivo.
Durante o concurso, além do prêmio revelação, três tipos de medalhas foram concedidas: Grandes Medalhas de Ouro, Medalhas de Ouro e Medalhas de Prata. Após a competição, os grandes vencedores da medalha de ouro foram degustados pela segunda vez por todos os presidentes do painel, que deliberam antes de entregar os troféus ‘Revelação’ a produtos inovadores, que correspondam às expectativas dos consumidores atuais.