Um cachorro foi abandonado no último sábado (28/12), em Queimados, na Baixada Fluminense, e resgatado por protetores nesta segunda-feira (30/12). O resgate ocorreu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, que mostra o momento em que duas mulheres deixam o animal em uma praça da cidade. Atualmente, o cachorro está em um lar temporário e disponível para adoção.
O caso ganhou repercussão após uma câmera registrar o momento do abandono. Nas imagens, um carro branco para na praça, uma mulher abre a porta, retira o cachorro do veículo e o deixa na calçada. Após fechar a porta, a outra mulher observa pela janela. O cachorro, ao ser deixado, começa a choramingar e corre atrás do carro, tentando acompanhá-lo.
?BRASIL: Mulher é flagrada abandonando cachorro em praça de Queimados, no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/QslzZ789Fu
— CHOQUEI (@choquei) December 29, 2024
A Polícia Civil informou que a 55ª DP (Queimados) abriu um procedimento no domingo (29/12) após tomar conhecimento das imagens. As investigações seguem em andamento.
Com o apoio da equipe do deputado federal Marcelo Queiroz (PP), os agentes localizaram e identificaram a tutora do cachorro. Eles foram até o endereço, resgataram o animal e o levaram ao veterinário. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso. O cachorro ficará em um lar temporário até ser adotado. “Fomos até a casa da tutora para resgatar o animal, levá-lo ao veterinário e garantir sua proteção. Ele poderia ter sido atropelado, machucado ou até ter sofrido maus-tratos”, afirmou Queiroz.
Tutora se manifesta e nega abandono
Em resposta à repercussão, a sobrinha da tutora do cachorro se manifestou nas redes sociais. Segundo ela, o animal não foi abandonado, mas deixado na praça com a intenção de retornar sozinho para casa, pois a dona estava indo a um fast food.
“Ontem fomos levar meu primo ao Bob’s na Praça do Eucalipto, mas como tínhamos o cachorro na minha tia conosco, não quisemos entrar no comércio com ele, para evitar riscos. Enquanto esperávamos o carro de aplicativo, o cachorro ficou latindo e assustando algumas crianças na praça. Quando o carro chegou, o cachorro tentou entrar no carro, mas sabemos que a maioria dos motoristas não permite animais. Minha tia tentou várias vezes colocá-lo para fora, e finalmente conseguimos”, explicou.
Ainda segundo o relato, o cachorro seguiu o carro até a Cidade das Crianças e voltou para casa no dia seguinte. “Voltou para casa no dia seguinte, como ele já conhece bem o caminho. Não houve abandono, mas uma situação momentânea para organizar o transporte”, afirmou.
A motorista do aplicativo que dirigia o carro também se pronunciou. Após a divulgação dos vídeos, ela relatou ter sofrido ameaças e não conseguiu retomar o trabalho. “Eu peguei uma passageira, uma irmã e uma sobrinha, onde um cachorro tentou entrar no carro. Ela tentou colocar o cachorro para fora e eu perguntei o que aconteceu, ela só me explicou que o cachorro era dela, que a sobrinha tinha deixado aberto o portão e ele tinha escapado. Porém, ela pediu para que a sobrinha prendesse de novo e ela não quis, que o animal já tinha esse costume de ir atrás delas, mas que sempre voltava para casa. Eu não tenho nenhuma participação, estava apenas trabalhando”, expôs.