Cadela militar Akira encontra idoso perdido em mata de Itaipava

Especializada na busca por odor específico da vítima, a cadela militar encontrou o idoso com hipotermia, porém lúcido e orientado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cadela Akira em sua Certificação Nível I do Mantrailing, método de busca individualizada a partir do odor da vítima, em 2020 / CBMERJ

Um homem, de 85 anos e vítima do Mal de Alzheimer, que estava perdido na mata próxima à Cachoeira da Macumba, em Itaipava, foi encontrado por cães farejadores do Corpo Militar de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), nesta sexta-feira (25).

A responsável pelo resgate bem-sucedido foi a cadela chamada Akira, da raça Bloodhound. A militar canina é especializada na busca por odor específico. Nesta modalidade de resgate, o cão refaz os passos do desaparecido a partir do fato de um item pessoal, como uma peça de roupa.

Quando Akira encontrou o idoso, ele apresentava sinais de hipotermia, mas estava lúcido e orientado. O homem recebeu os primeiros-socorros, sendo posteriormente levada de ambulância para a UPA de Itaipava.

O coronel Leandro Monteiro, comandante-geral do CBMERJ, explicou que a atuação de cães em ações de resgate é estratégica, por conta do treinamento técnico e faro do animal.

Advertisement

“O canil da corporação é referência no país. O uso dos cães é estratégico neste tipo de ocorrência. Cada minuto conta muito. A técnica dos nossos condutores e o faro apurado dos animais garantiram o acesso rápido à vítima, com vida”, afirmou o militar, que é secretário de Estado de Defesa Civil.

Participaram da operação: a dupla formada pelo condutor e o cão, integrantes do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) e equipes de resgate do quartel de Itaipava (2/15 DBM).

As informações são da rádioTupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cadela militar Akira encontra idoso perdido em mata de Itaipava
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui