Cadela militar Akira encontra idoso perdido em mata de Itaipava

Especializada na busca por odor específico da vítima, a cadela militar encontrou o idoso com hipotermia, porém lúcido e orientado

Cadela Akira em sua Certificação Nível I do Mantrailing, método de busca individualizada a partir do odor da vítima, em 2020 / CBMERJ

Um homem, de 85 anos e vítima do Mal de Alzheimer, que estava perdido na mata próxima à Cachoeira da Macumba, em Itaipava, foi encontrado por cães farejadores do Corpo Militar de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), nesta sexta-feira (25).

A responsável pelo resgate bem-sucedido foi a cadela chamada Akira, da raça Bloodhound. A militar canina é especializada na busca por odor específico. Nesta modalidade de resgate, o cão refaz os passos do desaparecido a partir do fato de um item pessoal, como uma peça de roupa.

Quando Akira encontrou o idoso, ele apresentava sinais de hipotermia, mas estava lúcido e orientado. O homem recebeu os primeiros-socorros, sendo posteriormente levada de ambulância para a UPA de Itaipava.

O coronel Leandro Monteiro, comandante-geral do CBMERJ, explicou que a atuação de cães em ações de resgate é estratégica, por conta do treinamento técnico e faro do animal.

“O canil da corporação é referência no país. O uso dos cães é estratégico neste tipo de ocorrência. Cada minuto conta muito. A técnica dos nossos condutores e o faro apurado dos animais garantiram o acesso rápido à vítima, com vida”, afirmou o militar, que é secretário de Estado de Defesa Civil.

Participaram da operação: a dupla formada pelo condutor e o cão, integrantes do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) e equipes de resgate do quartel de Itaipava (2/15 DBM).

As informações são da rádioTupi.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui