Cadela militar Akira vai participar das buscas do fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Akira é um dos animais treinados no canil do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que é referência nacional na preparação de cães empregados em atividades especiais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cadela militar Akira / Divulgação

Portadora de diferentes certificações, a cadela militar Akira terá mais uma missão difícil em sua vitoriosa carreira como cão farejador. O animal embarcou, nesta segunda-feira (11), para o Rio Grande do Norte (RN) para participar de uma força-tarefa do Governo Federal para recaptura dos bandidos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no mesmo estado, no dia 14 de fevereiro.

Entre as certificações de Akira, que pertence à raça Bloodhound, conhecida pelo olfato apurado, estão o Nível I do Mantrailing, técnica de busca individualizada de uma vítima com base em itens com o seu odor, como roupas e utensílios; além do Certificado Nacional de Resgate.

Em agosto de 2023, a cadela militar participou do resgate de um homem, de 85 anos, portador do Mal de Alzheimer. O animal encontrou o idoso em uma região de mata nas proximidades da Cachoeira da Macumba, em Itaipava, na Região Serrana. Em 2020, Akira resgatou outra pessoa perdida. Desta vez, a busca e o resgate de um jovem, de 20 anos, aconteceram no Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis, também na Região Serrana.

Akira não cumprirá a sua missão sozinha. Com ela, irão militares do canil do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), que é referência no treinamento de cães no Brasil.

Advertisement

“O canil do Corpo de Bombeiros do Rio é uma referência no país. Nossos cães são preparados para atuar em diferentes ambientes, climas e terrenos. São verdadeiros heróis de quatro patas e vão cumprir com maestria essa missão”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).

A Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitou ao Governo do Estado a ajuda de Akira, cuja missão durará 12 dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cadela militar Akira vai participar das buscas do fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui