Pedrinhas por Ane Aquirre O Rio é cheio de calçadas com lindos detalhes em pedra portuguesa. Há quem se queixa das mesmas. Mas o fato é que essas calçadas dão um charme todo especial a nossa cidade. É como andar sobre enormes obras de artes.

 

O prefeito Pereira Passos foi um dos grandes incentivadores do uso das pedras portuguesas em calçadas cariocas. Inclusive para calçar a Avenida Central, mandou vir de Portugal um grupo de calçadistas e também as pedras.

 

As pedras trazidas por Pereira Passos também serviram para ornamentar a calçada da Atlântica, construída por ele naquela época.

Copacabana por Ale Amorim Quem ao pensar em Copacabana não se lembra das ondas imortalizadas nos quilômetros de calçadão, e que foram acentuadas graças ao gênio do paisagista, mosaicista e artista plástico Burle Marx, na década de 70, transformando a calçada da Princesinha do Mar no mais famoso calçadão do mundo.

 

Uma curiosidade é que em Lisboa há um calçadão que dizem que inspirou o nosso de Copacabana, pois homenageia o encontro do Tejo com o Atlântico.

 

Muito bonito também são os mosaicos de pedra portuguesa que compõem a Praça XV no centro do Rio, um destaque do projeto Rio Cidade.

 

Não se pode esquecer dos quilômetros de mosaicos da orla de Ipanema/Leblon.

 

Há também bela calçada musicalizada com o desenho de notas e acordes no bairro de Vila Isabel.

 

Me surpreendeu a dois anos atrás quando fui ao escritório da British Petróleo na Torre Rio Rul e vi uma sala com piso todo em pedras portuguesas imitando o calçadão de Copacabana. Sem falar que a vista da Baia de Guanabara daquele ambiente é sensacional.

 

Se formos falar das centenas de mosaicos que compõem as calçadas em pedra portuguesa da Cidade Maravilhosa, levariam um ano e também teríamos que postar milhares de fotos em vários ângulos.

Agora deixo vocês elegerem as mais belas calçadas em pedras portuguesas no Rio.

 

Fotos: Pedrinhas por Ane Aquirre

Copacabana por Ale Amorim

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui