Câmara aprova projeto que permitirá à população de baixa renda ter aceso a descontos na conta de luz

De acordo com o projeto, famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) terão inscrição automática no programa Tarifa Social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Famílias de baixa renda poderão ter descontos especiais nas tarifas de energia elétrica, com a aprovação de novas regras no programa Tarifa Social, na Câmara dos Deputados / Imagem meramente ilustrativa

A população de baixa renda poderá ter acesso à energia elétrica mais barata. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19/08), a inscrição automática das famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) no programa Tarifa Social, para descontos na conta de luz. O projeto ainda deve passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Aproximadamente 11 milhões de brasileiros, com renda per capita igual ou menor a meio salário mínimo, deverão contar com o desconto nas tarifas de energia elétrica por serem beneficiários de programas sociais do governo federal. Os cidadãos ainda não beneficiados pelo Tarifa Social deverão procurar as prefeituras e empresas e provar que se enquadram nos critérios do programa.

Somente em 2021, o programa terá custo de R$ 3,6 bilhões, valor que é acrescido às contas de luz de todos os consumidores. Cada família consome, em média, 126 quilowatts-hora (kWh) mensais e recebe um desconto de R$ 24,00. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avalia que haja subnotificação de necessitados e que mais de 17 milhões de famílias estariam aptas a receber o subsídio.

De autoria do deputado André Ferreira (PSC-PE), o projeto original já havia passado pela Câmara dos Deputados, mas foi alterado pelo Senado e teve que ser analisado novamente pelos deputados. Foi retirado do projeto, a previsão de estender a tarifa social a moradores de empreendimentos habitacionais de interesse social, como o programa Casa Verde e Amarela ou outros projetos municipais e estaduais.

Advertisement

Para o deputado André Ferreira, o Tarifa Social representa uma forma de redistribuição de renda, além de possibilitar que milhões de brasileiros tenham acesso a mais comodidades materiais. “Estamos fazendo uma distribuição de renda. O projeto vai reduzir em 65% a conta de energia para mais de 12 milhões de brasileiros. Sabemos que muita gente que estava no Cadastro Único desconhecia este direito”, destacou Ferreira. O relator do projeto, o deputado Léo Moraes (Pode-RO), por sua vez, enfatizou que o Tarifa Social “é um dos projetos mais importantes deste ano, pois vai atender milhões de pessoas quando a inflação galopa e falta comida.”

No Senado, o relator do projeto, Zequinha Marinho (PSC-PA), incluiu em seu parecer que a lei deverá entrar em vigor 120 dias após a sanção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova projeto que permitirá à população de baixa renda ter aceso a descontos na conta de luz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui