Câmara cobra da Prefeitura detalhamento sobre vacinação antirrábica nos últimos dois anos

De acordo com levantamento feito pelo vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), os dados não constam no sistema público da Prefeitura, que só mostra a população de animais vacinados até 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária

O gabinete do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL/RJ) deu entrada num requerimento de Informação à Prefeitura para obrigar o executivo municipal a divulgar quantos gatos e cães foram vacinados contra a raiva nos anos de 2019 e 2020. E qual o plano de vacinação para este ano.

De acordo com o vereador, os dados não constam no sistema público da Prefeitura, que só mostra a população de animais vacinados até 2018. O biênio que falta (2019/2020) é exatamente o período em que o número de morcegos detectados com o vírus da raiva na cidade cresceu cinco vezes. E também o mesmo biênio em que o RJ voltou a registrar casos de raiva humana e de raiva animal após mais de 20 anos sem ocorrências.

O parlamentar também questiona a prefeitura sobre o planejamento e o número de doses que serão destinadas ao município na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que costuma ocorrer nos meses de setembro e outubro.

“Por deficiência no controle e na imunização estamos deixando um vírus letal que estava erradicado voltar à nossa cidade. Em 2019 o RJ não participou da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Em 2020 sabemos que a vacinação foi muito aquém da população real de animais. Temos que tratar o controle da Raiva com seriedade”, ressalta Dr. Marcos Paulo, fundador da Comissão Especial de Saúde Animal e membro da Comissão de Direito dos Animais da Câmara RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara cobra da Prefeitura detalhamento sobre vacinação antirrábica nos últimos dois anos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui