Câmara do Rio aprova projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ na cidade

A medida proíbe a colocação de obstáculos que impeçam a livre circulação e permanência de pessoas em espaços públicos da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Moradores de rua improvisam camas sobre as pedras instaladas no viaduto São Sebastião / Foto: Domingos-Peixoto

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, em segunda discussão na sessão extraordinária desta quarta-feira (18/08), o Projeto de Lei 41/2021, que proíbe a ocorrência da chamada arquitetura hostil, quando são colocados obstáculos que impedem a livre circulação e permanência de pessoas em espaços públicos da cidade.

O PL, de autoria dos vereadores Chico Alencar (PSOL), João Mendes de Jesus (Republicanos) e Reimont (PT), prevê atuação em espaços públicos situados sob vãos e pilares de viadutos, pontes, passarelas e áreas a estes adjacentes, calçadas, praças e outros, cuja circulação e permanência de pessoas possa vir a ser dificultada sem justa razão.

O vereador Chico Alencar (PSOL) explicou a necessidade de a população e os poderes públicos estabelecerem um relação mais humanizada com a cidade. “Desde o século passado, cada vez mais gente passou a morar em cidades grandes. O Brasil mesmo tem de 75 a 80% da população vivendo em regiões metropolitanas, grandes conturbações [quando 2 ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico]. E essas cidades vão ficando cada vez mais hostis e agressivas”, declarou Alencar, que inspirou-se no exemplo do padre Júlio Lancellotti que quebrou, à marretadas, pedras instaladas sob um viaduto em São Paulo.

O Projeto de Lei determina que o poder público municipal comunique à população possíveis restrições de circulação e permanência de pessoas em espaços públicos e por quais motivos tal proibição foi imposta. Aprovado em 2ª discussão, o projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio aprova projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui