Na manhã desta terça-feira (07/05), a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro definiu os próximos passos da tramitação do projeto que viabiliza ao Vasco da Gama transferir o potencial construtivo de seu complexo esportivo para outras áreas da cidade, visando conseguir recursos para a reforma tão aguardada do estádio de São Januário. O projeto, originado pelo Executivo, foi encaminhado à Casa no ano passado e ainda requer a realização de três audiências públicas, bem como a obtenção de pareceres de 17 comissões e a aprovação em plenário.
O cronograma foi formalmente estabelecido durante uma reunião do Colégio de Líderes, que é o mecanismo utilizado no Legislativo municipal para definir os projetos e debates prioritários na Casa, para as semanas seguintes. Além de uma audiência pública agendada para o plenário da Câmara no próximo dia 15, uma reunião técnica entre autoridades da prefeitura e vereadores está programada para o dia seguinte, 16 de maio.
A audiência pública, marcada para ter início às 10h, foi convocada pela Comissão de Assuntos Urbanos, que convidou não apenas os vereadores, mas também autoridades-chave, como Pedrinho, presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Jorge Luiz de Souza Arraes, secretário municipal de Coordenação Governamental (SMCG), e Thiago Ramos Dias, subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).
A reunião técnica, no dia seguinte, foi concebida como uma oportunidade para alinhar pontos entre a prefeitura e os vereadores, buscando esclarecer dúvidas sobre o projeto e avaliar o nível de consenso em torno de suas propostas. O encontro, de natureza mais técnica, ocorrerá a portas fechadas na sala de comissões, a partir das 14h.
Após essa etapa, serão definidas as datas das outras duas audiências necessárias: uma em São Januário e outra na Barra da Tijuca, principal bairro receptor do potencial construtivo.
“Essa nova reunião não estava prevista num primeiro momento. Cheguei a questionar a necessidade de ela acontecer, mas obtive a garantia de que as outras duas audiências serão feitas o mais rapidamente possível depois disso. Provavelmente, uma será no final deste mês (maio), e outra será no começo de junho. Queremos correr com isso, porque a aprovação desse projeto é importante para vascaínos e para todos nós, cariocas, em especial para os moradores da Barreira do Vasco”, disse o vereador Pedro Duarte, que participou da reunião, por ser líder do partido Novo na Câmara.