Câmara do Rio avança em projeto para reforma de São Januário

O projeto, originado pelo Executivo, foi encaminhado à Casa no ano passado e ainda requer a realização de três audiências públicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (07/05), a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro definiu os próximos passos da tramitação do projeto que viabiliza ao Vasco da Gama transferir o potencial construtivo de seu complexo esportivo para outras áreas da cidade, visando conseguir recursos para a reforma tão aguardada do estádio de São Januário. O projeto, originado pelo Executivo, foi encaminhado à Casa no ano passado e ainda requer a realização de três audiências públicas, bem como a obtenção de pareceres de 17 comissões e a aprovação em plenário.

O cronograma foi formalmente estabelecido durante uma reunião do Colégio de Líderes, que é o mecanismo utilizado no Legislativo municipal para definir os projetos e debates prioritários na Casa, para as semanas seguintes. Além de uma audiência pública agendada para o plenário da Câmara no próximo dia 15, uma reunião técnica entre autoridades da prefeitura e vereadores está programada para o dia seguinte, 16 de maio.

A audiência pública, marcada para ter início às 10h, foi convocada pela Comissão de Assuntos Urbanos, que convidou não apenas os vereadores, mas também autoridades-chave, como Pedrinho, presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Jorge Luiz de Souza Arraes, secretário municipal de Coordenação Governamental (SMCG), e Thiago Ramos Dias, subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).

A reunião técnica, no dia seguinte, foi concebida como uma oportunidade para alinhar pontos entre a prefeitura e os vereadores, buscando esclarecer dúvidas sobre o projeto e avaliar o nível de consenso em torno de suas propostas. O encontro, de natureza mais técnica, ocorrerá a portas fechadas na sala de comissões, a partir das 14h.

Advertisement

Após essa etapa, serão definidas as datas das outras duas audiências necessárias: uma em São Januário e outra na Barra da Tijuca, principal bairro receptor do potencial construtivo.

“Essa nova reunião não estava prevista num primeiro momento. Cheguei a questionar a necessidade de ela acontecer, mas obtive a garantia de que as outras duas audiências serão feitas o mais rapidamente possível depois disso. Provavelmente, uma será no final deste mês (maio), e outra será no começo de junho. Queremos correr com isso, porque a aprovação desse projeto é importante para vascaínos e para todos nós, cariocas, em especial para os moradores da Barreira do Vasco”, disse o vereador Pedro Duarte, que participou da reunião, por ser líder do partido Novo na Câmara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio avança em projeto para reforma de São Januário
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui