A Câmara Municipal do Rio está desenvolvendo uma proposta para tirar proveito da localização privilegiada de seu novo endereço. O Edifício Serrador, na Cinelândia, recém-adquirido pela Casa em 2022, poderá contar com um restaurante panorâmico — ou rooftop — aberto ao público, no topo do prédio. A ideia é criar um espaço de convivência e lazer, aproveitando a vista de tirar o fôlego da Baía de Guanabara, do Aterro do Flamengo e do próprio Centro do Rio.
A mudança para o Serrador fez parte de um plano estratégico para centralizar as operações da Câmara e reduzir os custos com alugueis de outros imóveis no Centro do Rio. Com a transferência de mais de 600 servidores para o novo prédio, a economia com os aluguéis pode alcançar até R$ 6 milhões por ano. Dez andares do edifício já estão ocupados pela Câmara, e a transição total tem sido feita de forma gradativa.
O projeto do restaurante panorâmico faz parte de uma estratégia mais ampla. A receita gerada com o aluguel do espaço ajudaria a custear a manutenção do próprio Serrador e do Palácio Pedro Ernesto, que continuará funcionando como um Centro Cultural e recebendo visitas diárias — O movimento faz parte da integração ao Quadrilátero Cultural da Cinelândia. A ideia é que o restaurante também seja uma forma de atrair o público e gerar recursos para manter a infraestrutura do complexo.
Com 80 anos de história, o Edifício Serrador é considerado um dos primeiros arranha-céus do Centro do Rio. Com 23 andares e 24 mil metros quadrados, o prédio foi adquirido pela Câmara por cerca de R$ 150 milhões. O edifício fica entre as ruas do Passeio e Álvaro Alvim, em frente à Praça Mahatma Gandhi. Antes da aquisição, o prédio estava fechado.