Câmara do Rio realiza debate sobre criação de Parque da Gávea

Organizado pelo líder do governo na Casa, Átila Nunes, evento terá participação de moradores do bairro e representantes da Prefeitura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um dos bairros mais charmosos da Zona Sul do Rio, a Gávea  deverá ganhar um parque sustentável a ser construído em um terreno desativado  há quase 40 anos na Rua Marquês de São Vicente. O Projeto de Lei, de autoria do poder executivo, será o tema de um debate público, de forma híbrida, organizado pelo líder do governo na Câmara Municipal do Rio, vereador Átila Nunes (DEM) nesta sexta-feira, 28, às 10h30. Participarão do debate  representantes da Prefeitura do Rio, de associações de moradores e comerciantes do bairro, além de parlamentares. 

Apesar de estar prestes a ser votado novamente m 2ª discussão, o PLC 72/2018 já tramita há algum tempo. Criado originalmente em 2014 pelo então vereador Marcelo Queiroz – hoje Secretário Estadual de Agricultura -, caminhou para a sua regulamentação em 2018, pela Prefeitura

 Aprovado em primeira discussão pela Câmara, o projeto de lei receberá emendas antes de entrar na pauta para segunda e última votação. O líder do governo na Casa, Átila Nunes, afirmou que o debate público será fundamental para o aprimoramento da proposta a partir da discussão das alterações apresentadas pelos vereadores à mensagem do executivo.

“Precisamos discutir os benefícios que a cidade terá com a implantação do parque sustentável e buscar um consenso que atenda os interesses dos moradores e comerciantes da região. O projeto permite o uso do parque para o público em geral e ao mesmo tempo possibilita a ocupação do local com lojas, salas comerciais e residências. É fundamental essa discussão para aprimoramento de um projeto urbanístico tão importante como esse para o Rio de Janeiro”, enfatizou Átila. 

Advertisement

A proposta, que cria condições para implantação do Parque Municipal Sustentável da Gávea, foi instituída pela Lei Municipal nº 5.757, de 16 de junho de 2014.  De acordo com o projeto, a Prefeitura do Rio não teria nenhum gasto na construção do parque, salas comerciais e residências.  Todo o empreendimento seria patrocinado e mantido pela iniciativa privada.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Gávea ( Amagávea), René Hasenclever, apoia a criação do parque e o uso do terreno abandonado desde a década de 1980.

“Foi o melhor projeto que surgiu para ocupação da região até agora.  Eu defendo o uso do terreno, pois são muitos anos de abandono e desperdício de uma área tão importante para os moradores. Essa solução valoriza o nosso bairro”.

Carlos Affonso Ribeiro, presidente da Associação de Moradores da Rua Embaixador  Carlos Taylor ( AMECAT), vizinha ao terreno que deverá abrigar o parque sustentável, reforça que  que o maior benefício para o bairro é o uso de um terreno de 25 mil metros quadrados abandonado há décadas.

“Esse projeto vai trazer progresso para o bairro. Teremos geração de emprego para as pessoas do entorno e o uso social do espaço público”.

O arquiteto Manuel Fiaschi, um dos responsáveis pelo projeto da criação do Parque Sustentável da Gávea, foi convidado para o debate público e vai fazer a apresentação da proposta para os demais participantes.

Segundo Fiaschi, a solução encontrada valoriza a área, com a preservação da mata e da mangueira centenária plantada no terreno. O acesso ao parque será feito por uma alameda, passando por dois edifícios mistos de quatro andares que seriam ocupados por lojas, no térreo, e apartamentos residenciais nos andares superiores.

O gabinete do vereador Pedro Duarte fez uma nota técnica analisando o histórico da questão e o projeto atualalém de ter realizado um abaixo assinado com mais de 1800 assinaturas em apoio ao Parque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio realiza debate sobre criação de Parque da Gávea
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui