A Câmara dos Deputados determinou a criação de uma junta médica para analisar o estado de saúde de David Miranda (PDT) e a capacidade de ele reassumir o mandato como deputado federal. David está internado desde o dia 5 de agosto na UTI da Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um quadro de infecção gastrointestinal, que evoluiu para uma sepse – infecção generalizada.
O ato 258/2022 é do dia 26 de outubro, e segue o artigo 237 do Regimento Interno da Câmara. “O presente ato determina a constituição de junta médica para verificar se David Miranda detém condições para exercer o mandato parlamentar, tendo em vista encontrar-se provisoriamente curatelado”, justificou o presidente da Câmara, Arthur Lira.
O regimento determina que a junta será constituída de, no mínimo, três médicos de reputada idoneidade profissional, não pertencentes aos serviços da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
As informações sãoda colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Mandato suspenso
A assessoria informou ainda que não há precedentes na casa de aplicação do art. 237 do Regimento Interno, com a formação de junta médica formada por médicos de fora da Câmara dos Deputados.
Caso fique comprovada a incapacidade de David Miranda, ele será suspenso do exercício do mandato, sem perda da remuneração, enquanto durarem os seus efeitos, e um suplente poderá ainda ser convocado para assumir a vaga.
Estado de Saúde
Através das redes sociais, Glenn Grenwald, marido do deputado, contou que David foi internado com dores abdominais, com as quais já vinha convivendo e, ao chegar à emergência, recebeu o diagnóstico de vários órgãos do sistema gastrointestinal estavam gravemente inflamados e infectados. O deputado desenvolveu um quadro de sepse – infecção generalizada -, que se espalhou e começou a comprometer um órgão após o outro, como: pâncreas, rins, fígado e pulmões.
O jornalista contou ainda que por ora, eles lutam contra uma infecção pulmonar, o que diminui o entusiasmo da saída da UTI, que tinha manifestado recentemente.
“Sei que é difícil para algumas pessoas entenderem como alguém tão jovem, forte e saudável pode acabar passando tanto tempo na UTI. É apenas a relativa juventude e força de David – física, mental e espiritual – que o permitiu atravessar alguns desses momentos extremamente aterrorizantes”, diz agradecendo ainda a dedicação dos médicos que atenderam o marido.
Glenn agradeceu ainda o apoio dos filhos, que têm sido fundamentais para atravessar o momento de insegurança em relação à vida de David.
Eleições 2022
David tentou se candidatar à reeleição no pleito de 2022, mas diante dos seus problemas saúde, seu marido, o jornalista Glenn Grenwald, retirou sua candidatura para que ele pudesse se concentrar em sua recuperação.