O desenvolvimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) será o ponto central de uma Comissão de Representação instalada pela Câmara do Rio nesta quinta-feira (22/06). O grupo anunciou que vai realizar uma audiência pública em agosto, para discutir medidas como o anúncio da limitação dos voos do aeroporto Santos Dumont e outras medidas de coordenação entre os dois terminais aéreos.
Na semana passada, o Governo Federal decidiu, junto com a Prefeitura do Rio, que a partir de outubro o Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, ficará restrito a voos para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Brasília, o que os voos dos demais destinos deverão operar no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador.
A medida visa reverter o esvaziamento do Aeroporto Internacional do Galeão, que movimentou menos de 6 milhões de passageiros no ano passado, mesmo tendo uma capacidade anual de mais de 30 milhões. Já o Santos Dumont teve mais de 10 milhões de passageiros, segundo dados da União.
O presidente da Comissão de Representação, vereador Átila A. Nunes (PSD), explica que o objetivo é inserir a Câmara de Vereadores nesta discussão que, embora ocorra em âmbito federal, também envolve o Poder Público municipal: “a ideia principal é que a gente possa acompanhar os debates, as tratativas, e, principalmente, as decisões que estão sendo tomadas, e que a gente possa estar inserido nessas reuniões que estão acontecendo”.
Durante a reunião, ficou definida ainda a seguinte formação da Comissão de Representação dos Aeroportos: Prof. Célio Lupparelli (PSD), 1o vice-presidente, Vitor Hugo (MDB), 2o vice-presidente, Pedro Duarte (Novo), relator, e os vereadores Edson Santos (PT) e Tânia Bastos (Rep) como membros.
Só maluco que não dá valor a vida ter que lamber o asfalto da linha vermelha deitado fugindo de um tiroteio na favela da maré. Melhor vir de terezina , fortaleza , Natal e São.Luiz por escala em Brasília e Congonhas e pousar no Santos Dumont.
Fantástico! Passagem doméstica já proporcionalmente mais cara, imagina fazendo mil conexões. Vai sair “baratinho”, pode confiar!
Não quer ir ao Galeão, ótimo. Sugerimos opção mais em conta, com direito a duty free:
1) Sai do NE em voo direto a Buenos Aires;
2) De lá para Cumbica;
3) De Cumbica, pega ônibus executivo até Congonhas;
4) Ponte aérea pro Santos-Dumont;
5) VLT até Carioca;
6) Metrô e/ou Supervia até a estação mais próxima do domicílio;
7) Um táxi pra casa.