Camâra mantém veto ao projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias do Rio

Projeto que autoriza bicicletas com pedal assistido foi protocolado nesta quinta (28/10) e deverá ser votado nas próximas semanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bicicleta elétrica (Foto: Minhavida Fitness)

A Câmara Municipal do Rio manteve nesta quinta-feira (28/09), por 37 votos a 1, o veto total do prefeito ao Projeto de Lei 742/2021, que pretendia proibir a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade, independente do modelo. Com isso, a regra não será adotada na cidade. Um dos autores da proposta vetada, o vereador Dr. Gilberto (SDD) protocolou um novo projeto, que estabelece a proibição apenas para os ciclomotores e motonetas elétricas que não possuem pedal.

Segundo o vereador, a manutenção do veto e a apresentação do novo projeto são resultado de uma ampla discussão com a Prefeitura e a sociedade civil. “Chegamos a uma conclusão com a concordância de todas as esferas que manteríamos o veto, ouvimos a secretária de transporte e entendemos a necessidade de alterar esse projeto”, destacou.

Líder do governo na Câmara, o vereador Átila A. Nunes (PSD) destacou o trabalho de diálogo realizado para a manutenção do veto e a criação do novo projeto. “Com a iniciativa da Casa em discutir o tema e dessa forma manter o veto, teremos uma oportunidade adicional para estabelecer a melhor redação possível para este tema”, comemorou.

Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) concordou. “Vamos fazer o que seja mais prático e real para a cidade do Rio de Janeiro. Parabenizo a todos pelo entendimento e o Colégio de Líderes, que fez este debate.”

Contrário ao projeto original, o vereador Pedro Duarte (Novo) destacou que a regulamentação nacional já diferencia as bicicletas elétricas dos ciclomotores e motonetas. “Estes devem ser emplacados e ir para via regular. Mas estas de menor porte, muitas vezes utilizadas por pais e mães para levar os filhos ao colégio e fazer pequenos deslocamentos, devem continuar”, defendeu o parlamentar.

Nova proposta

De acordo com o novo projeto, que será publicado e votado nas próximas semanas, ficariam permitidas nas ciclovias as bicicletas elétricas com pedal, velocidade máxima de até 25km/h, sem acelerador manual e potência de até 350 watts. Os veículos utilizados por pessoas com mobilidade reduzida também estariam autorizados. Os infratores que acessarem ciclovias com ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos estariam sujeitos a uma multa de mil reais, dobrada em caso de reincidência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Camâra mantém veto ao projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui