A Câmara Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 146/22, que cria do Polo Gastronômico, Cultural e de Lazer do Bairro Chic, no bairro do Fonseca. A aprovação do PL, de autoria dos vereadores Jhonatan Anjos (PDT) e Andrigo de Carvalho (PDT), é um reconhecimento do potencial econômico e cultural da região. Caberá ao prefeito Axel Grael (PDT) a sanção ou o veto do Projeto de Lei, em até 15 dias úteis.
Morador do bairro e entusiasta da cultura, Jhonatan Anjos, destaca que a criação do Polo Gastronômico do Fonseca permitirá a captação de investimentos, criação de novos postos de trabalho e geração de renda.
“É uma conquista importante para o Bairro Chic e o Fonseca como um todo. Tenho lutado muito para que a Zona Norte seja reconhecida e valorizada por suas vocações. O Bairro Chic já é referência em termos de bares e restaurantes, seja na hora do almoço ou no happy hour, e com a criação do Polo Gastronômico essa área vai ser potencializada, agitando a economia local, trazendo emprego e renda, além dos investimentos previstos. É o Fonseca mostrando para a cidade sua potência econômica e cultural! A ideia também é incluir o Polo do Bairro Chic no roteiro turístico oficial de Niterói”, comemorou o vereador.
Pelo Projeto de Lei, a prefeitura deve atuar na implementação e no desenvolvimento do Polo Gastronômico através de uma série de ações, entre as quais estão a adequação de trânsito para veículos e pedestres, ampliação do número de vagas de estacionamento, instalação de sinalização vertical com indicação do Polo, reorganização de calçadas e áreas de lazer, inclusão do Polo no roteiro turístico oficial da cidade, além da divulgação das atividades desenvolvidas no local, entre outras iniciativas.
O Polo Gastronômico, Cultural e de Lazer do Fonseca terá como delimitação a Rua Antônio Silva, no trecho compreendido entre as Ruas Manoel Areal e Manoel João Gonçalves; e a Rua Manoel Areal, no trecho compreendido entre as Ruas Zoraida Brasil Alcântara e Alameda São Boaventura.
As informações e a imagem são do site Cidade Niterói.com.
Só que criar o polo – no papel – não basta, né? Axel Grael é do tipo “devagar quase parando”, e aqui não basta se criar PL, o prefeito não fomenta nada, não demonstra nenhuma criatividade pra estimular projetos na cidade. As coisas nascem, ficam paradas e morrem ainda no nascedouro. No Fonseca mesmo – onde este pseudo polo foi criado (no papel) em agosto de 2023, até agora não aconteceu coisa nenhuma. Quem já estava aqui continua igual, não houve nenhum estímulo para trazer novos restaurantes, nem divulgação, nem incentivo fiscal para atrair mais estabelecimentos. A mesma coisa acontece no resto do Fonseca. Desde a gestão de Rodrigo Neves que se fala num projeto megalômano para a Alameda Boaventura, com novo calçamento, ciclovias, etc. etc., e o que aconteceu? Absolutamente NADA! E a prefeitura nem fala mais nisso. As calçadas da via, inclusive, são impraticáveis. Tentar andar nelas de bicicleta é impossível, pois parece uma escada de tantos “degraus”, buracos e nenhum plano uniforme por mais de 3 metros para se pedalar. Na rua é impossível, pois que o trânsito é intenso e acidentes graves e letais são constantes. Enfim, precisava vir um Eduardo Paes pra Niterói para as coisas acontecerem. No Rio ele inaugura obras todo santo dia, cria incentivos fiscais, faz parcerias público-privadas (como no caso do Projeto Reviver Centro, Reviver Cultural, Rua da Cerveja, Porto Maravalley, e tantos outros). Restaurou todo o sistema BRT que o Crivella destruiu, construiu terminais por toda a cidade (Deodoro, Gentileza, Magarça, Santa Cruz, e ainda vem Pingo Dágua, Mato Alto, etc.). O cara é uma fábrica de projetos, e aqui esse prefeito divulga PL’s que nunca saem do papel. Votei nesse cara, e me arrependo muito. Foi uma decepção retumbante!