Câmara Municipal destaca impacto de empreendedores culturais em homenagem

Atriz Egili e Guilherme Oliveira são destaques na 4ª edição do Projeto Pretagonismo, que reconhece as principais personalidades pretas do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na próxima quinta-feira (22/08), o Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebe, a partir das 09h30, a 4° edição do Projeto Pretagonismo, criado para destacar as personalidades pretas que mais contribuem para as artes, ideias e cultura da cidade.

Nesta edição, jovens pretos do asfalto e da favela, de todas as regiões do Rio, serão homenageados por sua criatividade, versatilidade e talento em diferentes áreas e ofícios.

Entre os reconhecidos, estão a atriz Egili Oliveira e o produtor cultural Guilherme Oliveira, que serão celebrados como “pretagonistas” pela Câmara. Além de artistas e profissionais, como Cristina Cordeiro, o escritor Jessé Andarilho.

Pretagonismos é uma iniciativa do mandato do vereador Edson Santos (PT), com o apoio do Instituto Avança Nega.

“Numa cidade desigual e de tantos contrastes como o Rio, a juventude preta em geral só ganha destaque quando mata ou morre no horror da violência urbana. Por isso é tão importante valorizar a contribuição dos jovens pretos que são referências positivas em suas comunidades ou áreas de conhecimento. Nossa história é sobre força, vontade e consciência. Hoje é a juventude preta que mostra os novos caminhos dessa luta e isso tem que ser valorizado”, defende o vereador.

A história dos pretagonistas

Nascida na Bahia e criada em São Paulo, Egili trouxe ao Rio de Janeiro a riqueza cultural herdada de seus pais. Sua trajetória no carnaval carioca começou nos Acadêmicos do Salgueiro, onde foi premiada por seu estilo de samba e sua presença marcante na Sapucaí. Criadora do método “samba coração”, Egili o levou a cinco continentes, sendo pioneira na formação de passistas internacionais e promovendo um intercâmbio cultural para suas alunas estrangeiras, que anualmente participam da folia carioca.

Atriz conta com participações em campanhas publicitárias e filmes, Egili teve sua trajetória como rainha de bateria dos Acadêmicos de Vigário Geral destacada no documentário “Egili, Rainha Retinta do Carnaval”. A produção da cineasta alemã Caroline Reucker tem recebido elogios da crítica nos principais festivais internacionais.

Guilherme, é referência em eventos voltados para o empreendedorismo e a cultura preta. Nascido e criado na zona oeste do Rio, ele é responsável pela Cia InOff e possui mais de duas décadas de atuação no desenvolvimento de atividades culturais na região de Bangu, Padre Miguel e arredores.

“É muito gratificante ter o nosso trabalho sendo reconhecido de forma genuína e isto nos faz, de certa forma, voltar no tempo para relembrar toda essa caminhada. A zona oeste é um celeiro de oportunidades e potencialidades culturais nas suas mais diversas vertentes e precisamos impulsionar esses talentos”, comenta o empreendedor de 39 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara Municipal destaca impacto de empreendedores culturais em homenagem

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui