Câmara Municipal do Rio promulga lei que prevê a construção de crematório público para animais

ONGs de proteção animal contarão com a gratuidade do serviço. Pessoas com cadastro no CAD Único também terão acesso gratuito à cremação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Animais de pequeno, médio e grande porte terão um crematório específico no município do Rio de Janeiro. Os serviços de cremação poderão ser realizados pela Prefeitura ou por terceiros. A iniciativa é resultado da promulgação, nesta sexta-feira (14), da Lei nº 7.603/2022, pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, o vereador Carlo Caiado.

Segundo a normativa, o forno crematório servirá exclusivamente para cremação de animais mortos, peças anatômicas e de necropsia de animais domésticos ou domesticados, como: ovelhas, cavalos e porcos.

ONGs de proteção animal contarão com a gratuidade do serviço. Pessoas com cadastro no CAD Único, também terão gratuidade na cremação.

Os interessados na incineração de um cadáver de um animal devem se dirigir ao Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, levando o animal morto embalado, com guia individual de identificação, resenha (idade, sexo, espécie e pelagem), além da indicação da causa da morte atestada por um veterinário. Caso, o animal tenha diagnóstico de esporotricose, poderá ser cremado gratuitamente.

Advertisement

O vereador Luiz Ramos Filho (PMN) destacou que é importante que a cidade do Rio tenha um cemitério e um crematório para animais público, para beneficiar o maior número possível de animais e pessoas.  

“É de grande relevância a necessidade da construção de um cemitério e crematório públicos de animais, pois, além de considerar a questão do respeito com o animal, é uma questão de saúde pública e ambiental”, explicou Luiz Ramos Filho (PMN).

Atualmente, a cremação de cadáveres de animais é realizada de forma individual ou coletiva. Já o sepultamento é realizado de forma individual.

Assinaram a matéria, os vereadores: Vera Lins (PP), Marcos Braz (PL), Átila A. Nunes (PSD), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Dr. Gilberto (Pode), Cesar Maia (PSDB), Tarcísio Motta (PSOL) e Dr. Marcos Paulo (PSOL).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara Municipal do Rio promulga lei que prevê a construção de crematório público para animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui