A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ seguem atuando na Marquês de Sapucaí para garantir que os foliões possam aproveitar o carnaval com segurança e respeito aos seus direitos. Neste fim de semana, três camarotes e uma empresa de buffet que prestava serviços para outro camarote foram autuados por diversas infrações identificadas durante a fiscalização.
No sábado (01/03), agentes encontraram irregularidades no Camarote Camisa 10, e no domingo (02/03), no Camarote Portela, no Camarote Favela e no buffet do Camarote Verde e Rosa. Entre as principais infrações estavam alimentos vencidos, alimentos sem especificação quanto à data de manipulação e validade, ausência de acessibilidade para cadeirantes, ausência de alvará de funcionamento e ausência de cartazes obrigatórios como o de proibida a venda de bebida alcoólica para menores.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da fiscalização para garantir um carnaval seguro e sem abusos: “essa é uma das épocas com mais turistas no estado do Rio de Janeiro. Nossa preocupação é garantir que o consumidor possa curtir este que é, sem dúvida nenhuma, um espetáculo reconhecido mundialmente, participar, comemorar, confraternizar e sair seguro. Esse é o nosso grande objetivo quando fiscalizamos. E, diante disso, estamos na Sapucaí todos os dias”, afirmou.
A atuação das equipes seguirá intensificada ao longo de todo o carnaval para coibir práticas abusivas e garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com a legislação consumerista.