Câmeras camufladas registram Gato-do-mato e Gato-maracajá em Nova Friburgo

As espécies foram flagradas no Parque Estadual dos Três Picos por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente, do Governo do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um gato-do-mato pequeno (Leopardus tigrinus), espécie ameaçada de extinção, e um gato-maracajá (Leopardus wiedii), um raro felino, foram flagrados percorrendo uma das trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão do Governo do Estado, e localizada na Região Serrana do Rio. A imagem foi capturada no dia 7/11 por uma armadilha fotográfica instalada em uma trilha do parque, em Nova Friburgo.

O Inea, em parceria com o Projeto Aventura Animal, instalou 20 câmeras camufladas em várias trilhas da unidade de conservação.  O objetivo é monitorar a fauna, e assim reunir informações de animais que abrigam o parque para fins de pesquisa voltada à preservação das espécies nativas da Mata Atlântica. 

O Inea trabalha incansavelmente na promoção e manutenção do bem-estar dos animais silvestres do Estado do Rio de Janeiro. Ficamos muito felizes com aparições como essa, porque a preservação das espécies, um dos pilares do instituto, é essencial para a sustentabilidade de ecossistemas como a Mata Atlântica“, destaca o presidente do órgão, Philipe Campello.

Considerado como ameaçado de extinção pela lista do Ibama, o gato-do-mato-pequeno tem o tamanho próximo ao do gato doméstico e é nativo das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. De hábitos noturnos e diurnos, ele se alimenta de pequenos roedores, pequenas aves e alguns lagartos. Já o gato-maracajá é um felino de hábitos noturnos e solitários característico da Mata Atlântica.

Advertisement

“Mais uma vez animais são flagrados pelas armadilhas fotográficas do projeto aventura animal. Esses registros são fundamentais porque estimulam ainda mais a conscientização sobre a importância da na preservação desses animais”, ressaltou o coordenador do núcleo Três Picos do Parque, em Nova Friburgo, Rominique Schimidt.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmeras camufladas registram Gato-do-mato e Gato-maracajá em Nova Friburgo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui