A segurança na Zona Sul do Rio acaba de ganhar um baita reforço inteligente. A partir de agora, as imagens das câmeras da Gabriel e do Portal UMAIS – Rio Alerta, que monitoram parte da região, estão integradas em tempo real aos batalhões da Polícia Militar de Copacabana e do Leblon. A inovação faz parte de uma série de melhorias e modernizações nas principais bases de segurança da área, que passaram recentemente por uma grande reforma e atualização, fruto de um convênio entre a Fecomércio RJ, a Orla Rio e outros órgãos como a ABIH-RJ, SindRio e Abrasel RJ.
A nova central de monitoramento unifica os sistemas de câmeras instaladas não apenas nos postos de salvamento, mas também nos quiosques, bares, restaurantes e hotéis que compõem a orla, do Leme ao Leblon. O objetivo é tornar o acompanhamento das imagens mais eficiente e estratégico, permitindo que as forças de segurança possam agir rapidamente em situações de risco ou emergência.
O primeiro batalhão reformado e integrado com essa nova tecnologia será o do Leblon, que será inaugurado já nesta sexta (20/12). Já o batalhão de Copacabana será o próximo, com a inauguração marcada para o dia 27 de dezembro (sexta que vem).
De acordo com a Fecomércio RJ, entre outubro e dezembro deste ano, foram instaladas 390 câmeras nos 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes da orla, abrangendo toda a extensão do Leme ao Leblon. Com a integração dessas câmeras aos batalhões da PM, a região passará a ser monitorada de forma mais estratégica e coordenada, garantindo maior agilidade no combate a crimes e em situações de emergência.