Campanha Comunitária Maio Furta-Cor é o tema da coluna de Rosane Ventura

Como defensora da saúde mental, ela resolveu dedicar a coluna desta semana para a saúde mental das mamães

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como defensora da saúde mental resolvi dedicar a coluna dessa semana para a saúde mental das mamães, apoiando a campanha Comunitária Maio Furta-Cor. Uma campanha sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para o mal que vem acometendo tantas mulheres. Artistas como Larissa Maciel, Luiza Brunet e Daniela Mercury já abraçaram a causa e estão apoiando essa iniciativa.

Meu intuito é trazer mais conhecimento sobre dados ainda pouco divulgados considerando o crescimento alarmante dos últimos anos.
 
Você sabia que a depressão pós parto, de acordo com a Fiocruz, acometia 25% das mães no Brasil em 2016? E que, em 2020, esse número chegou a 38,8% em um estudo brasileiro da OMS, e que mostrou tristes números como 40,8% com ansiedade e 14,3% ideação suicida? Com toda certeza, após ver esses números, você já passou a ver mais importância no cuidado com saúde mental das mamães.

Porém, não é só a mãe que corre alto grau de risco, seus filhos também. Isso porque mães com saúde mental afetada podem gerar parto prematuro e com risco de pré eclampsia. Já no pós parto, a questão pode trazer dificuldades com a amamentação e riscos de desnutrição.

Dentre os vários estudos que existem sobre a relação entre o bebê na barriga e a mãe, um deles me chamou a atenção. Uma universidade alemã apresentou dados que comprovam que o estresse de uma mãe pode afetar seu bebê ainda no útero, produzindo efeitos a longo prazo na vida da criança. E se eu continuar relatando todos os dados que acessei durante a pesquisa para escrever essa coluna, você pode pensar: meu deus, me estressei tanto na minha gravidez. Será que meu filho vai carregar essas mazelas com ele? Não temos como precisar. Mas uma coisa é certa, não podemos fazer nada sobre o que já passou. Mas podemos decidir o que fazer hoje, agora. Tanta para as mães, independente do momento de maternidade, tanto para futuras mamães que podem estar lendo essa coluna agora, quanto para os filhos que um dia poderão se tornar pais junto às suas esposas. Ou filhas que poderão se tornar um dia mamães.

Advertisement

Um dos caminhos mais eficientes para manter a saúde mental e emocional, trazendo bons frutos também para saúde física, é a prática de Yoga e meditação.

Sendo assim, vou te apresentar um exercício muito simples de respiração que acalma o sistema nervoso, reduz as oscilações mentais (pensamentos), relaxa, libera hormônios de bem estar e pode reduzir hormônios do estresse.

Você pode fazer em qualquer posição, mas de preferência opte por estar sentado com a coluna ereta. Feche seus olhos, inspire pelas narinas em um tempo contando os segundos, e exale por um tempo maior somente pelas narinas. Repita 10x. Exemplo: inspirou em 3 segundos, exale em 4, 5 ou 6 segundos. Importante é exalar mais comprido.

Precisamos buscar por saúde integral, isso quer dizer equilíbrio entre as dimensões físicas, mentais, sociais e espirituais. Avaliar as escolhas é fundamental nesse processo. Dormir bem, praticar atividade física, se alimentar bem, se permitir a ter lazer e fazer atividades que tragam relaxamento para sua mente vão lhe ajudar nessa jornada.

Segundo estudo publicado pela Robert Wesleyan College, somos a soma de nossas escolhas diárias. Como adulto tomamos 35 mil pequenas decisões por dia. Se dentro dessas 35 mil você optar por reservar ao menos 1 hora diária para cuidar dos pilares da sua saúde, e durante o restante das horas tiver um olhar integral para cada movimento, cada atitude, cada troca, você estará escolhendo de forma mais consciente. Ampliando seu amor próprio e consequentemente estará refletindo isso a sua volta, seja para seus filhos e/ou familiares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campanha Comunitária Maio Furta-Cor é o tema da coluna de Rosane Ventura
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui