A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa oficialmente nesta segunda-feira (07/4) em todas as regiões do Brasil. A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.
Apesar da data oficial, alguns municípios, como o Rio de Janeiro, já iniciaram a vacinação assim que começaram a receber os imunizantes, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais podem se vacinar a partir desta segunda-feira. No dia 12 de abril, a campanha será ampliada para os demais públicos prioritários, como puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcD), professores, indígenas, população em situação de rua, trabalhadores dos Correios, entre outros.
O imunizante é considerado anual, sendo necessária a renovação da dose a cada ano para a prevenção de complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação da doença no município do Rio.
Neste ano, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Croácia e B Áustria. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante que ateste a inclusão no grupo prioritário (laudo médico, documento funcional, entre outros).
Caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, é recomendado procurar uma unidade de saúde para avaliação e adiar a vacinação até a recuperação clínica completa. Quem teve covid-19 também deve aguardar a melhora para receber a dose. Em casos específicos, os serviços de saúde poderão avaliar e orientar adequadamente.
O imunizante está disponível nas 239 unidades de Atenção Primária, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O Super Centro Carioca de Vacinação, no Hospital Municipal Rocha Maia (Botafogo), funciona todos os dias, das 8h às 22h, assim como a unidade de Campo Grande, localizada no ParkShoppingCampoGrande, que segue o horário de funcionamento do centro comercial.
Veja quem é o público-alvo da campanha contra o vírus influenza, da gripe:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos a partir de 60 anos
- Trabalhadores da Saúde
- Professores dos ensinos básico e superior
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Quem não faz parte do público-alvo da campanha e deseja se vacinar contra a gripe, precisa buscar o imunizante na rede particular. Outra opção é aguardar o término da vacinação desse público considerado prioritário na rede pública, já que, nesse momento, eventuais doses remanescentes serão liberadas para outros grupos, segundo o Ministério da Saúde.