A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios fluminenses para o dia 15/06, que terminaria na próxima sexta-feira (30/05). A medida foi adotada em função do estado não ter conseguido vacinar 90% da população.
Segundo balanço divulgado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica, foram notificados neste ano 77 casos, com 18 mortes. No ano passado, foram 233 casos de influenza, com 30 mortes. Desde que a campanha começou no dia 10/04, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, equivalente a 54,5% de cobertura. A expectativa da secretaria é vacinar 4,9 milhões de pessoas.
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto devem obrigatoriamente tomar a vacina. Ao receber a dose, a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1.
Ela também está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade.