O Instituto Rio21 analisou dados públicos do CNPJ tratados pelo Brasil.IO e acessados pela Base dos Dados. Foram coletadas informações sobre as empresas que iniciaram as atividades no município do Rio de Janeiro entre janeiro e início de julho de 2020, período mais recente para o qual há dados disponíveis.
Segundo os dados, 66.875 empresas iniciaram as atividades no período analisado, com março apresentando o maior número. A queda em julho ocorreu justamente porque os dados foram disponibilizados somente até o início do mês.
A distribuição entre os bairros do Rio é bastante difusa, com nenhum bairro concentrando uma grande quantidade de empresas. Veja os bairros com maior número de empresas que iniciaram suas atividades em 2020.
Por outro lado, quando olhamos para o capital social – ou seja, o investimento bruto inicial das empresas – por bairro, o cenário é um pouco diferente. Botafogo registra a maior média de capital social das empresas que iniciaram atividades em 2020, com um montante médio de mais de R$200.000,00.
Vemos que os bairros com maior número de empresas abertas até o início de julho de 2020 são principalmente das Zonas Norte e Oeste, mas as empresas abertas na Zona Sul e alguns bairros mais ricos da Zona Oeste são os que apresentam maiores médias de capital social.
Muitas de fachada…
A palavra é: desburocratizar. Ter uma conduta transformadora, investindo em todas as regiões da cidade e não individualmente só em uma região, dando a essa privilégios. Dando condições do empresário investir na cidade sem burocracia. Palavra chave: não atrapalhe quem quer investir.
é preciso desburocratizar a vida dos empresários. menos burocracia, mais facilidades, rola dinheiro, comércio e empregos!