A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, no último domingo (08/10), a primeira loja conceito de vacinação da cidade, no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste.
A proposta é levar para outras regiões da capital fluminense um modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul, onde a imunização está disponível diariamente e em horário estendido.
A loja conceito de Campo Grande ficará aberta durante todo o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, de 12h às 21h.
O novo ponto fixo da Saúde na Zona Oeste irá ofertar os imunizantes disponibilizados para vacinação de rotina e campanha, para atualização de cadernetas vacinais de todas as faixas etárias, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar de ser uma loja em um shopping, todas as vacinas serão oferecidas gratuitamente pelo SUS.
O projeto integra o ”Vacina, Rio”, grande mobilização intersetorial que engloba um conjunto de iniciativas para estimular a imunização dos cariocas de todas as idades, em todas as regiões da cidade.
”A loja conceito tem a intenção de ampliar a oferta de vacinas à população, em dias e horários diferentes dos usuais, facilitando o acesso ao serviço. A opção de disponibilizar um espaço nos shoppings busca aproximar a rotina de vacinação do cotidiano das pessoas, promovendo comodidade e facilidade de acesso para o público em geral”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Aline Marques dos Santos, de 36 anos, foi passear com a filha Ana Beatriz Marques da Silva, de 9 anos, no ParkShopping na tarde deste domingo, e as duas aproveitaram para atualizar a caderneta de vacinação.
”Eu trabalho de segunda a sábado e acabo ficando sem tempo de ir no posto de saúde para me vacinar. E, na loja conceito aqui no ParkShoppingCampoGrande, agora eu tenho a facilidade de vir depois do trabalho. E minha filha também pode vir, sem precisar faltar aula. A iniciativa vai ajudar muita gente, porque hoje a maioria das pessoas trabalham fora, e acabam não tendo tempo”, destacou.
A mãe tomou a vacina contra gripe e contra a Covid-19, e a filha tomou a segunda dose da HPV e a vacina contra a o Coronavírus.
A técnica de enfermagem Loryane Gomes, de 31 anos, teve a oportunidade de vacinar a própria filha, a pequena Liz Alves, de um ano e cinco meses.
”Vacinar a minha filha me dá uma sensação de realização. De saber que estou proporcionando a ela o que o SUS oferece. Muitas vezes os pais podem ficar preocupados por não ter tempo de levar seus filhos para vacinar, devido ao trabalho. A gente se cobra muito. Aqui estamos dando essa oportunidade de acesso todos os dias, e com horário ampliado. Que venham mais lojas como essa”, disse.
Loryane trabalha há seis anos na Estratégia de Saúde da Família, e agora foi para a loja-conceito do ParkShoppingCampoGrande.
”O SUS é para a minha filha, para a minha família, é para todos. Esse lugar é para mostrar que temos um olhar especial para a população, que nos preocupamos com a condição vacinal delas, principalmente, com quem tem um horário mais restrito. Aqui, mesmo no lazer, ela pode se vacinar”, afirmou.