Campo Grande ganha 1ª loja conceito de vacinação do Rio

Espaço está localizado no ParkShoppingCampoGrande; ideia é levar para outras regiões da cidade um modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, onde a imunização está disponível diariamente e em horário estendido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Loryane vacinando a filha Liz na loja conceito de vacinação em Campo Grande - Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, no último domingo (08/10), a primeira loja conceito de vacinação da cidade, no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste.

A proposta é levar para outras regiões da capital fluminense um modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul, onde a imunização está disponível diariamente e em horário estendido.

A loja conceito de Campo Grande ficará aberta durante todo o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, de 12h às 21h.

O novo ponto fixo da Saúde na Zona Oeste irá ofertar os imunizantes disponibilizados para vacinação de rotina e campanha, para atualização de cadernetas vacinais de todas as faixas etárias, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar de ser uma loja em um shopping, todas as vacinas serão oferecidas gratuitamente pelo SUS.

Advertisement

O projeto integra o ”Vacina, Rio”, grande mobilização intersetorial que engloba um conjunto de iniciativas para estimular a imunização dos cariocas de todas as idades, em todas as regiões da cidade.

”A loja conceito tem a intenção de ampliar a oferta de vacinas à população, em dias e horários diferentes dos usuais, facilitando o acesso ao serviço. A opção de disponibilizar um espaço nos shoppings busca aproximar a rotina de vacinação do cotidiano das pessoas, promovendo comodidade e facilidade de acesso para o público em geral”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Aline Marques dos Santos, de 36 anos, foi passear com a filha Ana Beatriz Marques da Silva, de 9 anos, no ParkShopping na tarde deste domingo, e as duas aproveitaram para atualizar a caderneta de vacinação.

”Eu trabalho de segunda a sábado e acabo ficando sem tempo de ir no posto de saúde para me vacinar. E, na loja conceito aqui no ParkShoppingCampoGrande, agora eu tenho a facilidade de vir depois do trabalho. E minha filha também pode vir, sem precisar faltar aula. A iniciativa vai ajudar muita gente, porque hoje a maioria das pessoas trabalham fora, e acabam não tendo tempo”, destacou.

A mãe tomou a vacina contra gripe e contra a Covid-19, e a filha tomou a segunda dose da HPV e a vacina contra a o Coronavírus.

A técnica de enfermagem Loryane Gomes, de 31 anos, teve a oportunidade de vacinar a própria filha, a pequena Liz Alves, de um ano e cinco meses.

”Vacinar a minha filha me dá uma sensação de realização. De saber que estou proporcionando a ela o que o SUS oferece. Muitas vezes os pais podem ficar preocupados por não ter tempo de levar seus filhos para vacinar, devido ao trabalho. A gente se cobra muito. Aqui estamos dando essa oportunidade de acesso todos os dias, e com horário ampliado. Que venham mais lojas como essa”, disse.

Loryane trabalha há seis anos na Estratégia de Saúde da Família, e agora foi para a loja-conceito do ParkShoppingCampoGrande.

”O SUS é para a minha filha, para a minha família, é para todos. Esse lugar é para mostrar que temos um olhar especial para a população, que nos preocupamos com a condição vacinal delas, principalmente, com quem tem um horário mais restrito. Aqui, mesmo no lazer, ela pode se vacinar”, afirmou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo Grande ganha 1ª loja conceito de vacinação do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui