Campo Grande ganha terceira Casa da Mulher Carioca da Zona Oeste

Região registra o maior número de assassinatos de mulheres do Rio de Janeiro. As unidades oferecem cursos de capacitação gratuitos, atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres vitimadas pela violência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casa da Mulher Carioca em Campo Grande / Foto: Marcelo Piú

A Prefeitura do Rio inaugurou mais uma unidade Casa da Mulher Carioca, desta vez em Campo Grande, na Zona Oeste da capital. Esse é o quarto equipamento do tipo na cidade. A solenidade de inauguração, que aconteceu nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, contou com as presenças do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e da secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade. A Casa da Mulher Carioca oferece cursos de capacitação gratuitos, atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres vitimadas pela violência. O programa já atendeu mais de mais de 372 mil mulheres desde a sua criação, em 2021. Neste sábado (9), uma nova unidade será inaugurada em Coelho Neto, na Zona Norte.

“Estamos inaugurando esta semana três novas Casas da Mulher Carioca. Fazer essa inauguração hoje, numa data tão especial e emblemática que é o Dia Internacional da Mulher, que é um dia de luta, de resistência e de celebração das conquistas dessas mulheres cariocas, que cada vez ganham mais espaço”, disse Eduardo Cavaliere durante o evento.

Os equipamentos foram concebidos como espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Em cada unidade há um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher vítima de violência (Neam). A Casa de Campo Grande conta ainda com uma cozinha aberta com horta suspensa, recepção e um amplo espaço para a realização de atividades coletivas. Na inauguração, as mulheres presentes participaram de oficinas de dança, de trança, de maquiagem, design de sobrancelhas e manicure.

“As nossas mulheres da Zona Oeste merecem esse investimento, essa qualidade no atendimento. Aqui na casa da mulher carioca nós teremos mais de 50 áreas de formação, como também psicólogas, advogadas e assistentes sociais e outros diferentes serviços. E bem aqui no centro do Calçadão de Campo Grande, um lugar de fácil acesso para que toda mulher da região consiga chegar. E a gente sabe que, quando elas chegam aqui, as vidas delas são transformadas. Que bom que estamos aqui neste 8 de março para celebrar a vida da mulher, mas especialmente para dizer que lugar de mulher é onde ela quiser e que as oportunidades estão aqui para transformar a vida de muitas mulheres e de suas famílias”, afirmou a secretária Joyce Trindade.

Advertisement

Secretaria oferece 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação

Nesta sexta-feira, a Secretaria da Mulher abriu 15 mil vagas gratuitas para cursos de capacitação em atividades, como assistente administrativo, auxiliar de cozinha, extensão de cílios, inglês, eletricista predial, soldadora mecânica e cuidadora de idosos. Para se inscrever, a interessada deve ter, no mínimo, 14 anos e ser moradora da cidade do Rio. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/MaX9HL8wjdcq71vh9. As matrículas também podem ser feitas nas unidades.

Zona Oeste é a região com maior ocorrência de feminicídios na cidade

A Zona Oeste é a região com o maior número de casos de homicídios de mulheres na cidade do Rio: foram 14 casos em 2022, segundo a 3° edição do Mapa da Mulher Carioca. A Casa da Mulher Carioca representa uma importante via de acesso às políticas públicas de combate à violência oferecidas pela Secretaria da Mulher. A Casa de Campo Grande é a terceira da Zona Oeste.

“Mais uma Casa da Mulher Carioca na Zona Oeste, a primeira aqui em Campo Grande. É de grande importância para as mulheres da região. Além do acolhimento, é uma casa que vai oferecer cursos e todo o apoio necessário para essa população que tanto precisa e merece”, destacou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Neste sábado, a Zona Norte, que já conta com a Casa Tia Doca, em Madureira, e ganhará uma unidade em Coelho Neto. Ao todo, as Casas da Mulher Carioca já atenderam a mais de 372 mil mulheres. Cada unidade atende, em média, 6,5 mil mulheres mensalmente. Em 2023, mais de 62 mil mulheres concluíram cursos de capacitação para o mercado de trabalho através das Casas.

Moradora de Santíssimo, a cuidadora de idosos Reina Landim, de 60 anos, foi uma das primeiras pessoas a conhecer as instalações da unidade de Campo Grande. Ela afirmou que pretende fazer vários cursos no equipamento da Prefeitura.

“Já fiz outros cursos oferecidos pela Secretaria da Mulher e hoje eu vim me inscrever no curso de tranças. Depois, pretendo colocar em prática pelo menos com a minha família, porque tem muita gente que gosta. E tenho interesse em fazer outros cursos em seguida, um deles é auxiliar de creches, porque eu gosto muito de cuidar de crianças. É muito bom aproveitar essas oportunidades, temos que abraçar tudo”, disse Reina.

Onde ficam as Casas da Mulher Carioca:

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho – Rua Limites, 1.260 – Realengo

Casa da Mulher Carioca Tia Doca – Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira

Casa da Mulher Carioca Elza Soares – Av. Marechal Falcão da Frota, s/nº – Padre Miguel

Casa da Mulher Carioca de Campo Grande – Rua Mário Barbosa, 137 – Campo Grande

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo Grande ganha terceira Casa da Mulher Carioca da Zona Oeste
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui