Campos é uma das três cidades do Brasil que mais evoluíram em saneamento básico

A melhoria do saneamento básico campista conferiu ao prefeito Wladimir Garotinho o prêmio “Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista de drone da cidade de Campos dos Goytacazes • Fotos: Rafa Pereira, Diário do Rio

Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil mostrou que acidade de Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, está entre os três municípios do Brasil que mais evoluíram na coleta e tratamento do esgoto, saltando de 54,36%, em 2011; para 84,26%, em 2020. A melhoria do saneamento básico campista conferiu ao prefeito Wladimir Garotinho o prêmio “Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia”, concedido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu, nesta quinta-feira (10), em São Paulo.

Na ocasião, o prefeito de Campos afirmou que, em dois anos de gestão, investiu R$ 65 milhões em saneamento, sendo que mais R$ 40 milhões serão investidos em obras de infraestrutura e proteção social, em 2023. Wladimir Garotinho lembrou que o prêmio também é resultado dos investimentos realizados pela ex-prefeita Rosinha Garotinho.

Wladimir destacou que gestão da sua mãe, Rosinha Garotinho foi criado um amplo programa habitacional, com a construção de 10 mil casas populares, com uma boa infraestrutura de saneamento básico.

 “Isto é fruto de um planejamento e receber este prêmio é motivo de muito orgulho porque tudo isso começou em 2009 com a minha mãe, a então prefeita Rosinha Garotinho. Foram investimentos tanto da Prefeitura quanto da concessionária Águas do Paraíba. Naquela época, Rosinha criou um grande programa habitacional, com construção de quase 10 mil casas populares, com total infraestrutura necessária de saneamento básico. Também foi implantado o projeto Bairro Legal, onde em várias áreas da cidade, onde não tinha infraestrutura e, em parceria com a concessionária, a Prefeitura realizou as obras necessárias. Em Guarus foi executado o projeto Guarus 100% Esgoto Tratado, atendendo a parte mais humilde da cidade. Com isso, Campos hoje pode comemorar, pois 98% da população tem água tratada e 90% da cidade tem rede coletora de esgoto”, explicou o prefeito de Campos.

Advertisement

Atualmente, a cidade conta com 47 estações de tratamento de água autônomas e descentralizadas, atendendo a 102 regiões, incluindo toda a zona urbana, distritos e interior. O município conta ainda com oito estações de tratamento de esgoto que atendem a mais de 93% da população, através de mais de 1.100 quilômetros de redes coletoras e 264 estações elevatórias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campos é uma das três cidades do Brasil que mais evoluíram em saneamento básico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui