Canal de Marapendi amanhece cheio de peixes mortos

A grande quantidade de peixes mortos assustou quem passava na região nesta manhã

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Camila Zoccoli

Na manhã desta sexta-feira, 13/01, parte do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, estava tomado de peixes mortos. As imagens, recebidas pelo DIÁRIO DO RIO, deflagram a gravidade da situação.

“As sucessivas mortandade de peixes nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá ocorrem pela ausência de tratamento de esgotos sanitários que é antigo passivo ambiental em nossa cidade. A mudança da gestão da CEDAE entre 2021 e 2022, para uma concessionária privada, até o momento, não representou uma efetiva Responsabilidade Social e Ambiental. As tarifas bastante caras de um serviço essencial à saúde coletiva, como a coleta e tratamento de esgotos, estão sendo pagas pelos cariocas, no entanto os investimentos prometidos pela iniciativa privada estão num ritmo muito lento, muito aquém do que é necessário, ressalta o ecologista Sérgio Ricardo Potiguara, cofundador do Movimento Baía Viva.

Sérgio Ricardo ainda afirma que “em 2019, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a CEDAE e o Ministério Público Estadual para retomada das obras de saneamento básico que estavam paralisadas desde a decretação da ‘falência financeira’ do Estado do Rio de Janeiro logo após a Olimpíada de 2016. Até hoje há um imbróglio jurídico no qual a nova concessionária privada de fato não assumiu este comportamento firmado no TAC que prévia metas de investimentos para expansão deste serviço de interesse público. A economia do Rio tem perdido muito com a poluição das lagoas, praias e das nossas baías de Guanabara e de Sepetiba. A saúde coletiva, o lazer e as economias da pesca e do turismo também têm sido bastante prejudicadas”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canal de Marapendi amanhece cheio de peixes mortos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui