Canal do Itá, em Santa Cruz, recebe serviços de limpeza e desassoreamento

Esses trabalhos resultaram na remoção de mais de 172 mil toneladas de material do leito do rio, com o intuito de prevenir alagamentos na região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu intervenções significativas para a melhoria das condições do Canal do Itá, por meio dos serviços de limpeza e desassoreamento realizados pela Fundação Rio-Águas. Esses trabalhos resultaram na remoção de mais de 172 mil toneladas de material do leito do rio, com o intuito de prevenir alagamentos na região.

O Canal do Itá é um curso d’água de grande importância na região. O Presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, enfatizou que as ações incluíram a limpeza do leito do rio e a recomposição das margens, visando fortalecer a capacidade do canal de lidar com grandes volumes de água. “Os trabalhos previnem alagamentos e preparam o canal para os períodos mais chuvosos.”

Para a execução desses trabalhos, foram utilizadas escavadeiras, abrangendo uma extensão de mais de 5,1 quilômetros de curso d’água. Além disso, uma escavadeira anfíbia desempenhou um papel fundamental, operando tanto na água quanto em terra firme.

Diogo Borba, Subprefeito da Zona Oeste, ressaltou a importância dessas ações preventivas, especialmente em locais com histórico de alagamentos devido ao transbordamento de rios e canais na região. “Estamos atuando na prevenção há algum tempo, já pensando nas chuvas de verão.”

Advertisement

Os serviços realizados pela Fundação Rio-Águas têm como objetivo principal a prevenção de alagamentos no entorno do Canal do Itá, abrangendo a área entre a Avenida Brasil e o ponto de deságue em Santa Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canal do Itá, em Santa Cruz, recebe serviços de limpeza e desassoreamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui