O Canal do Leblon, às margens da Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, irá receber jardineiras floridas como parte de um projeto de drenagem que está sendo planejado pela Fundação Rio-Águas, vinculada à Prefeitura do Rio. As jardineiras estão sendo construídas entre as árvores e vão receber lírios brancos e flores camarões amarelos. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois.
As espécies foram escolhidas por serem de sombra. O trecho que será recuperado ficará entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Praça Sibelius. Os novos jardins permitem que a água da chuva infiltre no solo com mais facilidade, evitando alagamentos. Outro jardim de chuva semelhante foi construído com flores ornamentais em Jacarepaguá.
Rio tem recorde de chuva em janeiro
O Rio de Janeiro teve recorde de chuvas em janeiro deste ano. Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da prefeitura, o mês foi o mais chuvoso desde 1997, quando começaram as medições. A cidade acumulou média pluviométrica de 348,9 milímetros (mm), o que supera a marca anterior de janeiro de 2013 – 346,8mm. Com isso, a média histórica para o mês é de 161,1mm. Em 2024, houve registro de chuva em 19 dos 31 dias de janeiro.
A estação pluviométrica de Anchieta se destacou com o maior valor pluviométrico no mês: 612,8mm, volume 220% acima da média, que é de 190,6mm.