Canal do Leblon terá jardineiras floridas para absorver água da chuva

O trecho que será recuperado ficará entre Avenida Bartolomeu Mitre e a Praça Sibelius

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto da Rio-Águas prevê construção de jardineiras no Canal da Visconde de Albuquerque — Foto: Divulgação

O Canal do Leblon, às margens da Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, irá receber jardineiras floridas como parte de um projeto de drenagem que está sendo planejado pela Fundação Rio-Águas, vinculada à Prefeitura do Rio. As jardineiras estão sendo construídas entre as árvores e vão receber lírios brancos e flores camarões amarelos. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois.

As espécies foram escolhidas por serem de sombra. O trecho que será recuperado ficará entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Praça Sibelius. Os novos jardins permitem que a água da chuva infiltre no solo com mais facilidade, evitando alagamentos. Outro jardim de chuva semelhante foi construído com flores ornamentais em Jacarepaguá.

Rio tem recorde de chuva em janeiro

O Rio de Janeiro teve recorde de chuvas em janeiro deste ano. Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da prefeitura, o mês foi o mais chuvoso desde 1997, quando começaram as medições. A cidade acumulou média pluviométrica de 348,9 milímetros (mm), o que supera a marca anterior de janeiro de 2013 – 346,8mm. Com isso, a média histórica para o mês é de 161,1mm. Em 2024, houve registro de chuva em 19 dos 31 dias de janeiro.

A estação pluviométrica de Anchieta se destacou com o maior valor pluviométrico no mês: 612,8mm, volume 220% acima da média, que é de 190,6mm.

Advertisement

Leia também

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canal do Leblon terá jardineiras floridas para absorver água da chuva

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui