Tem surgido um boato dizendo que os eleitores cariocas, ou seja, da capital que não tenham feito o cadastro biométrico teria o seu título carioca. É mentira, fake news, no estado do Rio apenas 7 municípios fizeram este tipo de cadastro, Armação dos Búzios (2009), Niterói (2013), Rio das Ostras (2017), São João da Barra (2017), Queimados (2018), Trajano de Moraes (2018) e São Sebastião do Alto (2018). Logo, você carioca, que não fez não teve o título cancelado.
Entretanto, nessas cidades, os eleitores que não compareceram ao procedimento no prazo estipulado à época e ainda estão com o título cancelado não poderão votar. Em caso de dúvida, o eleitor pode consultar a situação do seu título neste site.
Nos demais municípios fluminenses, a biometria foi realizada de forma não obrigatória (sem prazo final), ou seja, os eleitores que não realizaram o procedimento poderão votar normalmente nas eleições em outubro, desde que não estejam com o título cancelado ou suspenso. Nesses casos, no dia do pleito será utilizado o sistema de identificação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, assim como aqueles que tiveram seus dados biométricos compartilhados pelo Detran-RJ, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.