Candidatos do MDB são os que declaram as maiores quantias em bens

O Instituto Rio21 analisou os dados de bens de candidatos nas eleições de 2020, mais especificamente para os candidatos a vereador na cidade do Rio de Janeiro naquelas eleições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Nelson Jr./TSE

Quando se candidatam para cargos políticos, os cidadãos devem declarar seus bens, e esses dados ficam disponíveis no Portal do TSE. Trata-se de uma medida que aumenta a transparência do processo político e das eleições de forma geral.

O Instituto Rio21 analisou os dados de bens de candidatos nas eleições de 2020, mais especificamente para os candidatos a vereador na cidade do Rio de Janeiro naquelas eleições. Os dados foram acessados através da Base dos Dados.

Para a análise dos dados, somei o valor de todos os bens declarados por cada candidato e calculei a mediana por partido, revelando o ranking abaixo:

image 18 Candidatos do MDB são os que declaram as maiores quantias em bens
Mediana do valor total em bens declarados por candidatos por partido. Fonte: TSE. Elaboração: Instituto Rio21.

Os candidatos do MDB, na mediana, são os que declaram as maiores quantias em bens. No caso do PCB, observa-se justamente o contrário. Além disso, candidatos eleitos costumam declarar quantias maiores em bens em relação aos não eleitos, em especial entre aqueles com ensino fundamental completo. A diferença na mediana entre candidatos eleitos e não eleitos é bastante alta em todos os níveis de escolaridade:

Advertisement
image 19 Candidatos do MDB são os que declaram as maiores quantias em bens
Diferença entre a mediana do valor total de bens declarados por candidatos por grau de instrução. Fonte: TSE. Elaboração: Instituto Rio21.

A matéria mostrou um ranking da mediana da quantia (R$) em bens registrada por candidatos de vários partidos nas eleições para vereadores na cidade do Rio de Janeiro em 2020. Candidatos eleitos registram valores mais altos em bens do que candidatos não eleitos, principalmente entre aqueles com ensino fundamental completo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Candidatos do MDB são os que declaram as maiores quantias em bens
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui