Uma informação importante divulgada nas eleições é a despesa de campanha de cada candidato. O Instituto Rio21 fez uma análise desses dados para as eleições municipais de 2020, em particular no caso dos candidatos a vereadores na cidade. Os dados foram acessados através da Base dos Dados.
Na média, os candidatos com as maiores despesas foram os do PCB e MDB, com valores bem mais altos que os de candidatos de outros partidos. Partidos menores, até por terem acesso a menos recursos de fundo eleitoral, são os com menores despesas, como é o caso da UP.
No entanto, apesar dos altos gastos na média, o PCB não chegou a eleger vereadores para a Câmara Municipal do Rio. Os gastos altos podem ser explicados pela estratégia de alguns partidos menores de concentrar recursos em um número pequeno de candidatos, tentando aumentar as chances de eleição. O MDB elegeu apenas um candidato.
O caso do DEM é diferente, com gastos altos, mas também um número alto de vereadores eleitos (7). Dentre os partidos que elegeram mais candidatos, o que na média teve menos despesas foi o REPUBLICANOS, também elegendo 7 vereadores.