Canto Coral Brasileiro é destaque em apresentação gratuita do Madrigal Contemporâneo no Centro do Rio

Repertório à capela será apresentado no espaço anexo ao Theatro Municipal no dia 14 de outubro. Projeto faz parte do Edital Municipal em Cena

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vitor Jorge

No dia 14 de outubro, a partir das 19 horas, o espaço anexo ao Theatro Municipal, a Sala Mário Tavares, no Centro do Rio, recebe a apresentação Canto Coral Brasileiro feita pelo (coral) Madrigal Contemporâneo, com a regência da maestrina Danielly Souza. O evento é gratuito, aberto a todas as idades, e conta com o apoio institucional do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação faz parte do projeto Edital Municipal em Cena.

O repertório será todo cantado à capela, ou seja, sem a participação de qualquer tipo de instrumento musical, e vai destacar três frentes que caracterizam bem a musicalidade brasileira: religiosa, literatura e folclórica. Cada frente será composta de cinco canções, totalizando 15 músicas. As obras que compõem o repertório possuem diversas influências, como o maracatu e o frevo, por exemplo. Somam-se a tais gêneros musicais, composições baseadas em poemas de consagrados nomes da literatura brasileira e portuguesa.

A ideia central do projeto é levar ao público um breve panorama da música coral brasileira com obras dos séculos passado (XX) e do atual (XXI), que exemplificam a diversidade de estilo e linguagem característicos deste repertório. O projeto também proporciona uma experiência sonora através das várias possibilidades oferecidas pela música coral.

Para a maestrina Danielly Souza, o diferencial de uma apresentação à capela, comparada a outras que têm o acompanhamento instrumental, está na possibilidade do público acompanhar cada detalhe do conjunto de vozes que forma um coral neste estilo: “ouvir um coro a capela é uma experiência musical diferente da qual estamos acostumados a experimentar no nosso dia a dia, porque nos dá a oportunidade de ouvir um repertório feito somente por vozes, sem acompanhamento de instrumentos. Sendo assim, o público tem um contato direto com as diversas possibilidades de uso da voz cantada, através das diversas texturas e timbres abordados por meio das obras selecionadas para este concerto”.

Advertisement

Um diferencial desse projeto é que a apresentação vai contar com medidas de democratização de acesso a diferentes públicos, em especial para pessoas com deficiência visual, realizando breve descrição da cena e autodescrição dos cantores. Posteriormente, a apresentação, que será gravada, receberá legendagem e será divulgada online, contemplando também parte da comunidade surda.

Para estimular a ida de grupos, o projeto disponibilizará meio próprio de transporte para ajudar no deslocamento. Quem quiser agendar um grupo de pessoas com deficiência visual para ir ao concerto pode entrar em contato pelo e-mail contato@9meses.art.br ou pelo telefone (21) 99436-0412, checando a disponibilidade de vagas no transporte.

Serviço: 

Edital Municipal em Cena
Madrigal Contemporâneo apresenta “Canto Coral Brasileiro”
Local: Sala Mário Tavares (anexo do Theatro Municipal RJ)
Data: 14 de outubro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Avenida Almirante Barroso, 22 – Centro
Ingressos gratuitos (sujeito a lotação)
Classificação etária: LIVRE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canto Coral Brasileiro é destaque em apresentação gratuita do Madrigal Contemporâneo no Centro do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Canto Coral Brasileiro é destaque em apresentação gratuita do Madrigal Contemporâneo no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui