Cantor Gilberto Gil recebe estátua na orla de Copacabana em homenagem

Imortal da Academia Brasileira de Letras, o baiano foi representado sentado em um banco com um violão, em uma obra de fibra de vidro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gilberto Gil, de 81 anos, é homenageado com uma estátua na orla de Copacabana, em frente ao Quiosque Areia MPB (Postos 2 e 3 da Avenida Atlântica). Imortal da Academia Brasileira de Letras, o baiano foi representado sentado em um banco com um violão, em uma obra de fibra de vidro assinada pelo artista paraense Francisco Costa. Autorizada pela prefeitura e pelo cantor, a homenagem está em exposição no local desde a última quinta-feira (14/12), próximo à residência de Gilberto Gil no Edifício Chopin, ao lado do Copacabana Palace.

Dentro do contexto das homenagens na orla de Copacabana, destacam-se outras estátuas de personalidades icônicas. Uma delas é a do renomado poeta Carlos Drummond de Andrade, inaugurada em outubro de 2002 próximo ao Posto 6. A estátua captura Drummond sentado em um banco, de frente para a praia, tornando-se ao longo dos anos um ponto turístico significativo, apesar de ter sido alvo de vandalismo diversas vezes.

Outra presença marcante na orla é a estátua do compositor Dorival Caymmi, localizada na altura da Colônia de Pescadores, próximo ao Posto 6. Caymmi, que também foi residente em Copacabana, é retratado sorridente ao lado de seu violão, perpetuando sua contribuição à música brasileira.

O colunista social Ibrahim Sued, figura importante na história da sociedade carioca, foi eternizado em bronze na porta do centenário Copacabana Palace. Próximo a esse ponto, no bairro do Leme, em frente ao antigo restaurante La Fiorentina, uma homenagem semelhante foi dedicada ao compositor e radialista Ary Barroso.

Advertisement

Essas estátuas não apenas enriquecem a paisagem da orla de Copacabana, mas também perpetuam a memória de figuras notáveis em diversas áreas, contribuindo para a construção da história artística do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cantor Gilberto Gil recebe estátua na orla de Copacabana em homenagem
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cantor Gilberto Gil recebe estátua na orla de Copacabana em homenagem
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui