O cãozinho covardemente abandonado, na última terça-feira (24), em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi resgatado por moradores da região, que o acomodaram em um terreno abandonado. O cachorro será encaminhado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ramos Filho (PMN), a um lar temporário.
“Vou levá-lo para um lar temporário, onde será castrado, tratado, vacinado e depois vamos fazer uma campanha para que seja adotado. É preciso lembrar que abandonar animal é crime, com pena de detenção entre dois e cinco anos”, prometeu o vereador.
Em um vídeo gravado pelos resgatistas do animal percebe-se que o cão, de pequeno porte, estava muito assustado. Segundo uma mulher que descreve o primeiro contato com o animal, ele não estava acostumado a usar coleira, o que dificultou um pouco o socorro.
Beatriz Casini, uma das pessoas que participou do resgate do cachorro relatou: “Levamos uma hora para conseguir acalma-lo. Corria de um lado para o outro. Aos pouquinhos fui me aproximando, dei ração e o levamos para um local seguro, porque poderia acabar atropelado”.

Luiz Carlos Ramos afirmou que, antes de conseguir um lar temporário para o animal, teve que levá-lo à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), para a realização de um registro de ocorrência, além de uma avaliação das condições físicas do animal.
Com a repercussão do caso, o ex-tutor do animal foi identificado. Ele teve que comparecer à DPMA para prestar esclarecimentos sobre o inclemente abandono.