O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) adquiriu o imóvel em que funcionava o Instituto Padre Leonardo Carrescia (Instituto Carrescia). A aquisição contou com repasse de quase R$ 26 milhões pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com apoio do governo do Estado e da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).
A notícia foi divulgada e comemorada pela Universidade em suas páginas oficiais nas redes sociais. A escritura da compra do imóvel foi assinada pelo reitor Ricardo Lodi Ribeiro e pela representante da ordem religiosa proprietária do imóvel.
No dia 17/12, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT) e o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), assinaram em plenário, o decreto que garantiu a instalação de uma nova sede para o CAp-Uerj. O instituto Carrescia, local onde será instalado o novo CAp-Uerj, também funcionava uma escola que encerrou as atividades no ano passado, após 73 anos atuando na educação.
Conhecido pela excelência em educação, o CAp-Uerj foi criado no ano de 1946 e inaugurado em abril de 1957. Em 2001, o colégio de Aplicação passou a ser um Instituto de Aplicação, conciliando o ensino com a extensão acadêmica da Uerj, universidade a qual pertence. O atual prédio do CAp-Uerj fica localizado na Rua Santa Alexandrina, 288, também no bairro do Rio Comprido, na zona norte da cidade.