Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Central, terá programação em homenagem à Padroeira do Brasil

Às 8h, terão início as atividades celebrativas, com uma missa oficiada pelo pároco do templo, padre Renato da Silva Machado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Centra do Brasil / Divulgação

A capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada na gare da Central do Brasil, está com uma programação especial em homenagem ao dia da Padroeira do Brasil, que é celebrado nesta quinta-feira (12). À frente das atividades está o padre Renato da Silva Machado, responsável pelo templo.

Às 8h, terão início as atividades celebrativas, com uma missa oficiada pelo religioso, que convidou usuários do modal de transporte e devotos da Santa: “Caros irmãos, vocês que são devotos de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, venha celebrar conosco no dia 12”.

A programação também inclui a reza do Santo Terço, Hora Santa, missas às 10h e às 18h. Esta última será a cerimônia de encerramento, que será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Catelan.

Veja a programação:

Advertisement

8h – Missa

9h – Terço dos homens

10h – Missa

15h – Terço da Misericórdia, diante do Santíssimo Sacramento

16h – Terço Mariano

17h – Hora santa

18h – Missa Solene

Em 2018, a SuperVia reabriu a capela

A pedido de Dom Pedro II, uma Igreja de Santana foi demolida no século XIX, para a construção do terminal ferroviário, atualmente, conhecido como Central do Brasil. No local, o monarca mandou construir uma capela dedicada à Padroeira do Brasil. Na Praça 11, D. Pedro II mandou construir uma Igreja de Santana. Os dois movimentos do imperador foram de compensação da derrubada do primeiro templo.

Por anos a capela da Central do Brasil ficou fechada, sendo reaberta pela SuperVia, em 2018,  graças a um comodato entre a concessionária e a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. A parceria permitiu ao templo ter uma vida religiosa, com a oração do terço semanal e algumas celebrações.

Com a chegada da pandemia de covid-19, o pároco da igreja e associações religiosas criaram ‘Pronto-Socorro Espiritual’, para a manter a fé de devotos e pessoas necessitadas. Masmo com os impeditivos sanitários, padre Renato manteve a capela aberta oficiando missas, bênçãos, adoração ao Santíssimo Sacramento e rezando terços. 

Informações e imagem: Rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Central, terá programação em homenagem à Padroeira do Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Central, terá programação em homenagem à Padroeira do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui