A capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada na gare da Central do Brasil, está com uma programação especial em homenagem ao dia da Padroeira do Brasil, que é celebrado nesta quinta-feira (12). À frente das atividades está o padre Renato da Silva Machado, responsável pelo templo.
Às 8h, terão início as atividades celebrativas, com uma missa oficiada pelo religioso, que convidou usuários do modal de transporte e devotos da Santa: “Caros irmãos, vocês que são devotos de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, venha celebrar conosco no dia 12”.
A programação também inclui a reza do Santo Terço, Hora Santa, missas às 10h e às 18h. Esta última será a cerimônia de encerramento, que será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Catelan.
Veja a programação:
8h – Missa
9h – Terço dos homens
10h – Missa
15h – Terço da Misericórdia, diante do Santíssimo Sacramento
16h – Terço Mariano
17h – Hora santa
18h – Missa Solene
Em 2018, a SuperVia reabriu a capela
A pedido de Dom Pedro II, uma Igreja de Santana foi demolida no século XIX, para a construção do terminal ferroviário, atualmente, conhecido como Central do Brasil. No local, o monarca mandou construir uma capela dedicada à Padroeira do Brasil. Na Praça 11, D. Pedro II mandou construir uma Igreja de Santana. Os dois movimentos do imperador foram de compensação da derrubada do primeiro templo.
Por anos a capela da Central do Brasil ficou fechada, sendo reaberta pela SuperVia, em 2018, graças a um comodato entre a concessionária e a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. A parceria permitiu ao templo ter uma vida religiosa, com a oração do terço semanal e algumas celebrações.
Com a chegada da pandemia de covid-19, o pároco da igreja e associações religiosas criaram ‘Pronto-Socorro Espiritual’, para a manter a fé de devotos e pessoas necessitadas. Masmo com os impeditivos sanitários, padre Renato manteve a capela aberta oficiando missas, bênçãos, adoração ao Santíssimo Sacramento e rezando terços.
Informações e imagem: Rádio Tupi.