Capela Nossa Senhora de Montserrat - Foto: Reprodução/Carioca Sem Fronteiras

O Rio de Janeiro dispõe de alguns templos religiosos ligados ao catolicismo muito famosos e visitados por turistas, como o icônico Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte da cidade, a Igreja da Candelária e a Catedral Metropolitana, ambas na região central da capital fluminense, entre outros.

No entanto, em Vargem Pequena, na Zona Oeste, está localizada uma igreja que, embora não seja tão conhecida quanto as supracitadas, vale muito a pena a visita. Trata-se da Capela Nossa Senhora de Montserrat.

Situada a cerca de 130 metros de altura, no alto de uma subida conhecida como ”Caminho da Capela” que se acessa através da Estrada dos Bandeirantes, a mesma tem vista panorâmica para toda a região, incluindo o Recreio dos Bandeirantes.

Ela é tombada pelo Governo do RJ, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e, devido à beleza de seu altar-mor (restaurado recentemente, vale dizer), feito em madeira por artesãos populares do século XVIII, foi apelidada de ”Joia do Império”.

Parte da vista da capela – Foto: Reprodução/Internet

É importante destacar também que a referida capela foi fundada em 1732 (ou seja, há 289 anos) numa área onde hoje é Vargem Grande, bairro vizinho a Vargem Pequena, que, na época, pertencia a monges da Ordem de São Bento.

No entanto, depois de uma forte ventania, o local que abrigava a imagem de Nossa Senhora de Montserrat, isto é, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, acabou não resistindo e veio ao chão. Sendo assim, a capela foi reerguida em Vargem Pequena, desta vez com o novo nome, homenageando a Santa.

Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

”É um lugar lindo, com uma vista muito boa para a região. A subida é cansativa, mas vale a pena. Mesmo que não seja para fins religiosos, é um local bacana para conhecer”, disse o jornalista do DIÁRIO DO RIO Felipe Lucena, que, por morar em uma localidade próxima, costuma ir de bicicleta até lá.

Atualmente, a Capela Nossa Senhora de Montserrat está sob responsabilidade dos padres Walter Vieira (pároco) e Diego Estevam (vigário), sendo subordinada à Paróquia São Sebastião, em Vargem Grande, a cerca de 5km dali.

Por lá, além das missas, são realizados, por exemplo, casamentos e batizados. Vale ressaltar que o local atrai tanto pessoas católicas que frequentam as celebrações quanto visitantes que vão até o monte tirar fotos e apreciar a exuberante vista.

Foto: Leonardo Lubanco

SERVIÇO

Capela Nossa Senhora de Montserrat

  • Endereço: Estrada dos Bandeirantes, altura do nº 16.064, Caminho da Capela – Vargem Pequena – Rio de Janeiro/RJ
  • Funcionamento: Diariamente, das 09h às 12h e das 14h às 18h
  • Missas: Domingo, às 11h | Segunda-feira, às 19h

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui