Cardeal Parolin chega ao Brasil para representar o Papa no G20

Secretário de Estado do Vaticano destaca preocupações com pobreza e fome no evento internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, chegou ao Brasil para representar o Papa Francisco durante a cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (18). A reunião reúne os líderes das maiores economias do mundo para discutir questões globais urgentes.

No Rio de Janeiro, o arcebispo dom Orani João Tempesta e uma comitiva do Vaticano aguardaram a chegada do cardeal. Segundo dom Orani, a participação de Parolin no evento reflete o compromisso da Igreja com a busca por soluções para questões sociais e ambientais.

“O cardeal Parolin traz as preocupações do Papa em relação à pobreza e à fome, além de reforçar o trabalho contínuo da Igreja nessa direção. É uma oportunidade especial para o Rio de Janeiro receber o secretário de Estado de Sua Santidade e outras autoridades religiosas que se unem a líderes mundiais para tratar de temas tão importantes.”


Presença em eventos globais

Antes de sua chegada ao Brasil, o cardeal Parolin representou o Papa Francisco na COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. Durante a cúpula climática, Parolin transmitiu um apelo do Papa por uma nova arquitetura financeira global que promova a justiça social.

Segundo o Pontífice, é essencial que as nações ricas reconheçam os impactos negativos de decisões econômicas passadas e tomem medidas como o perdão de dívidas dos países mais pobres. Para Francisco, “mais do que generosidade, essa é uma questão de justiça.”


G20 no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro sedia o G20 após ter recebido, até domingo (17), o Urban 20 (U20), que reuniu prefeitos e representantes de mais de 60 cidades ao redor do mundo, e o G20 Social, com debates sobre políticas sociais e combate à desigualdade.

Segundo dom Orani, o G20 é uma oportunidade para discutir temas como pobreza, ecologia e fome em um contexto de colaboração global. “Pedimos a Deus que ilumine os estadistas para que possam encontrar caminhos de paz e fraternidade, essenciais para a construção de um futuro melhor.”


Impacto para o Rio e o mundo

A presença do cardeal Parolin no G20 reforça o papel da Igreja Católica em diálogos globais. A participação no evento reflete a visão do Papa Francisco de que os desafios contemporâneos exigem ações conjuntas entre governos, instituições religiosas e a sociedade civil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cardeal Parolin chega ao Brasil para representar o Papa no G20

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui