Uma filmagem recente feita por pesquisadores do Instituto Mar Urbano flagrou um cardume de mais de 100 tubarões galhas-preta na Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
As imagens, inéditas no litoral brasileiro, entusiasmaram os cientistas, uma vez que a espécie, tida como inofensiva, está ameaçada de extinção.
O local de avistamento dos animais fica a cerca de 150km da região central da capital fluminense e é mantido em sigilo para protegê-los.
”É uma espécie ameaçada e o Brasil, hoje, é um dos maiores mercados de carne de tubarão do mundo. Comemos muito tubarão aqui com o nome de ‘cação’. Tudo que é espécie de tubarão ameaçado é vendido como carne de cação na feira”, explica Ricardo Gomes, diretor do Mar Urbano.
Vale ressaltar que, por ora, não há explicações em relação ao aparecimento massivo dos referidos tubarões na Ilha Grande. Para tentar compreendê-los melhor, um grupo de especialistas monitorará, nos próximos 30 meses, a movimentação do cardume.
O projeto será financiado pela Shark Conservation Fund e contará com pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O que é
Com mais de 190km² de extensão, a Ilha Grande é a maior do estado do RJ e a 6ª principal do país. O local é um dos principais destinos procurados por turistas nacionais e estrangeiros em território fluminense. Recentemente, inclusive, a reportagem do DIÁRIO DO RIO esteve por lá e sugeriu 4 praias de fácil acesso para serem visitadas.